Curso: Memórias da Terra, Cultura e Educação Popular


O Curso de Memórias da Terra, Cultura e Educação Popular, pretende contribuir para a possibilidade de uma reflexão criativa, identitária e coletiva, onde a liberdade, a justiça e o


bem comum sejam partes integrantes de experiências de vida capazes de transformar outras experiências. A prática docente, inserida e mesclada com as culturas que se encontram localizadas no alcance da comunidade camponesa, permite que esses modos de vida sejam incorporados ao processo das práticas pedagógicas, no ambiente escolar.

Nesse caminho entre as práticas e a teoria, a autoreflexividade aproxima os homens da condição de autocultivadores ou daqueles que seriam como a argila em suas próprias mãos, capazes de modelar sua própria natureza/história. Os autocultivadores são aqueles que constroem sua cultura, cultivam sua história e, consequentemente, refletem criticamente sobre ela. Para tanto, trabalharemos com os conceitos de Cultura, Memória, Identidade e alguns possíveis desdobramentos, a partir deles.

A experiência, o costume, a vivência e a práxis são instrumentos basilares na formação de uma consciência reflexiva de classe, de uma consciência prática que passa a compor um espaço que busca por reconhecimento.


Quem pode participar:



Profissionais de Educação (Estatutários) que atuam em turmas de Ensino Fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Anos Iniciais e Finais; Orientadores Pedagógicos nas escolas situadas no meio rural e urbano do Município (preferencialmente as que recebem estudantes oriundos do campo).


Metodologia:

04 módulos quinzenais (on-line); Trabalhos de grupo; Pesquisa como princípio educativo; Temas geradores; Círculo de Estudos (Textos de referência) e Partilha de Saberes.


Parcerias:

Este Curso é um Projeto associado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da UENF em parceria com a Coordenação de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT) de Campos dos Goytacazes/RJ.


Data dos encontros e horário:


17 de junho de 2021, das 16h às 17h30.

01 de julho de 2021, das 16h às 17h30.

15 de julho de 2021, das 16h às 17h30.

29 de julho de 2021, das 16h às 17h30.



Inscrições: 22 de maio a 04 de junho de 2021.


Curso Online e com Certificação de Carga Horária.


VAGAS LIMITADAS! 60 vagas


20 vagas Ensino Fundamental 1 (Anos Iniciais)

20 vagas Ensino Fundamental 2 (Anos Finais)

10 vagas Orientadores Pedagógicos

10 vagas Educação de Jovens e Adultos (EJA Fase I e II)


Faça sua inscrição aqui!

527 visualizações