top of page

Cursos gratuitos da Secretaria de Educação com vagas disponíveis





Dando continuidade ao projeto de valorização dos professores, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) continua com inscrições abertas para vários cursos. Um deles é o de “Práticas pedagógicas no projeto biblioteca em casa”, que é um encontro virtual, cujo objetivo é promover um diálogo e apresentar informações a respeito do projeto "Biblioteca em Casa", ministrado pelas professoras Ana Raquel Pourbaix, Ana Angélica Caetano e Edda Barreto.


O link vai ser enviado através do Google Meet e as inscrições podem ser feitas através desse LINK. O curso vai ter início dia 27 deste mês e o público alvo são gestores, pedagogos e professores.

Também estão com vagas disponíveis o curso, "Libras no Cotidiano Escolar". Os encontros acontecem semanalmente na Cidade da Criança Zilda Arns. Toda quinta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, quatro escolas são convidadas a participar da capacitação. O público alvo são professores de alunos surdos e demais profissionais. As inscrições podem ser feitas aqui.





Já o curso "Recursos Digitais e o Autismo" apresenta a temática da inclusão relacionada às potencialidades dos recursos digitais para desenvolvimento dos educandos com Necessidades Educativas Especiais. A Carga horária é de 120h e os encontros são presenciais e semanais, às sextas-feiras, de 8h até 12h. A capacitação é direcionada para educadores do Ensino Fundamental. Para se inscrever basta clicar aqui.

Nesta semana o subsecretário de Gestão Operacional e professor universitário, Nilo Manhães, realizou mais um encontro do "I Workshop de Planejamento de Projetos". O público-alvo são professores, gestores, auxiliares de secretaria das unidades escolares e professores readaptados. As inscrições podem ser realizadas nesse link .



A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, diz que todos os cursos oferecidos pela escola estão disponíveis no Portal de Ensino e Aprendizagem, o PAE. No local, no lado esquerdo é possível chegar à pagina da Efem e saber as capacitações disponíveis e ainda realizar as inscrições.


"Todos os cursos oferecem certificados. É bom que todo educador visite nosso portal diariamente para se atualizar das capacitações disponíveis. Para fazer a inscrição basta utilizar o e-mail institucional", diz Talita.




A coordenadora também ressaltou que a Efem busca oportunizar várias formações dentro de diversos eixos importantes para o dia-a-dia na sala de aula para os professores, como por exemplo os voltados para inclusão, tecnologia, letramento em alfabetização, pensamento computacional, gestão, acompanhando temas que são estruturantes dentro da formação do educador, de acordo com a necessidade do alunado de hoje.


"É importante que o educador reserve tempo, mesmo diante de tantas obrigações e demandas, para esse ato de formação contínua, de olhar para si e entender que não estamos prontos, que ainda precisamos caminhar com uma aprendizagem e com formações nos trazem um conhecimento mais científico, sistematizado e, também, acima de tudo, um saber construído colaborativamente com os grupos que estão em formação, com as experiências que cada um traz nesse contexto formativo. As conquistas e vivências que cada educador traz dentro dessa experiência. Vale ressaltar que os temas abordados respaldam e dão base ao conhecimento e as experiências do cotidiano, dão suporte e ampliam a visão de mundo", finaliza Talita.

48 visualizações
bottom of page