top of page

Defesa Civil e PSE: Capacitação em Plano de Escape em Escola de Travessão





A Secretaria Municipal de Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram a capacitação em Plano de Escape Escolar na Escola Municipal Francisco Ricardo Lysandro de Albernaz Santos, no KM 15, em Travessão, nesta quinta-feira (9). O curso é voltado para os profissionais das unidades de ensino, que se tornam multiplicadores das orientações recebidas.


O objetivo da formação é orientar como os funcionários devem proceder em casos de invasões, incêndio, tempestades, escapamento de gás, entre outras intercorrências que podem acontecer não somente dentro da unidade escolar, mas em qualquer ambiente.



O subsecretário da Defesa Civil, major Edson Pessanha, falou que a capacitação segue avançando para outras escolas e creches. “Pretendemos fazer essa capacitação em todas as 230 unidades escolares da Secretaria de Educação. Para isso, nos reunimos com a subsecretária de Educação, Rita Abreu, e estamos atendendo à recomendação do Governo Federal, com base na lei número 12.608. Vamos fazer, também, no dia 14 de novembro, uma simulação de evacuação na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha”, adiantou.


Fotos: Scheila Leal



O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar e diretor de treinamento da Defesa Civil, Leônio Rocha, falou que o projeto visa trazer ao ambiente escolar uma visão de proteção mais ampliada. “Não basta executarmos ações de resposta, é preciso criar uma cultura de prevenção e preparação. A Defesa Civil atua por conceito em 5 etapas: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Logo, não há ambiente mais fértil para essa "semente" germinar e dar frutos do que o ambiente escolar”, ressaltou.


A coordenadora Núcleo de Proteção da Defesa Civil, Scheila Leal, afirmou que a meta é trabalhar para tornar o ambiente ainda mais resiliente, mitigando os impactos causados em um desastre. “É importante que os profissionais conheçam todos os procedimentos de emergência, como as rotas de fuga, pontos de encontro e os procedimentos de liberação de acesso. As instruções têm o objetivo principal de promover a conscientização de cada um sobre suas atitudes e responsabilidades em caso de ocorrência de um sinistro durante a jornada escolar”, explicou.



O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explicou que um questionário da Defesa Civil é enviado para o diretor da escola previamente, para que, antes de iniciar o trabalho, a equipe já tenha conhecimento sobre a existência de escadas, saída de emergência, etc. “A escola é um local com a presença de grande quantidade de pessoas, daí a importância de manter a comunidade escolar segura em situações de risco, com treinamentos pautados nas boas práticas”, disse.



As ações ocorrem sempre às quintas-feiras e, às segundas-feiras, o grupo promove capacitações para os alunos da rede municipal de ensino, sobre Drenagem Urbana e Preservação do Meio Ambiente.


A enfermeira do PSE, Elaine Raymundo, acrescentou que após o encontro com os profissionais, o Programa realiza o envio dos materiais disponibilizados pela Defesa Civil à escola para que os professores possam utilizar em sala de aula. “O objetivo desse projeto é dotar os profissionais de informação, orientando-os como melhor agir diante de uma emergência, fazendo com que os professores atuem como multiplicadores, levando esse saber aos alunos, para que a escola adote uma rotina de simulação periódica e, deste modo, toda a unidade esteja preparada para agir de forma segura frente ao sinistro, minimizando os danos e garantindo a segurança das crianças e profissionais da nossa rede de educação”, destacou.


A diretora da Escola, Marluce Silveira, aprovou. “Foi bastante construtivo, abriu nossa mente e vamos tomar algumas providências para garantir a segurança de todos, como, por exemplo, em relação ao gás, megafone, sinetas e outras coisas que pretendo ajustar, levando em conta o que a equipe ensinou hoje”, garantiu.

70 visualizações

댓글


bottom of page