top of page

Desenvolvimento sustentável será o tema da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia






O tema abordado na X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável". O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Trata-se de evento nacional com organização local da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O evento acontecerá no Jardim São Benedito, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Durante o evento, além de diversas atividades, haverá a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMUCTI) e a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


As inscrições para as escolas foram encerradas segunda-feira, 25 de setembro. De acordo com a coordenadora geral do evento, Carla Sales, a expectativa é para que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades propostas.


“Disponibilizaremos para cada escola 1 tenda/stand de 3mX3m, mesas, cadeiras, som, palco e almoço para os expositores. A escola poderá participar por meio de diferentes atividades: experimentos, apresentações artístico/culturais, exposições, oficinas, esquetes teatrais, paródias, bandas musicais, contação de histórias, entre outras atividades. Cada escola participará em um único dia: 18/10 ou 19/10 ou 20/10”, informou Carla.


Cerca de 80 órgãos, empresas privadas, instituições, universidades públicas e particulares, autarquias e escolas das três esferas - municipal, estadual e federal – devem participar das atividades. A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, lembrou que o evento acontece em todo o país.


“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando e destacando a criatividade, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil”, informou.


Segundo Suzana, serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.


"A proposta é melhorar o desempenho escolar e social dos alunos do nosso município, através do estimulo à leitura, pensamento e atuação como investigadores; além de despertar nos alunos o pensamento crítico, comportando-se como investigador-pesquisador. Outra ideia é estimular os alunos a seguirem carreiras científico-tecnológicas", explicou Suzana.


Ainda de acordo com Carla, a programação tem atrações para todos os gostos, públicos e idades. "Vamos garantir certificação para quem desejar. Convidamos os professores dos diferentes segmentos e modalidades de ensino: Básico, Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação; empresários, secretários municipais e a população de forma geral”, destacou.


117 visualizações

Comments


bottom of page