top of page

Reuniões com gestores estaduais e municipais alinham programação da Semana da Pátria




A subsecretária de Educação, Rita Abreu participou de uma reunião com gestores das escolas municipais, na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Subsecretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, para acertar detalhes sobre o desfile cívico-militar que será realizado no dia 7 de Setembro. Na parte da tarde, outra reunião foi realizada com a Coordenadora de Ensino do Estado, Taynara Pereira, representando as Escolas Estaduais, no Auditório do Liceu de Humanidades de Campos.


A abertura da Semana da Pátria será realizada no dia 1º de setembro, na Praça São Salvador, e serão realizados, ainda, mais dois desfiles cívicos, m no dia 3, em Guarus, e dia 10 em Farol de São Thomé. Este ano, o tema abordado nas apresentações vai ser “Direitos Humanos”.






“As escolas poderão desenvolver o tema através de figurinos temáticos, arco de bolas, uniformes das bandas marciais, cartazes, teatralização, faixas, pinturas faciais, são várias possibilidades. Campos é um município onde os desfiles cívicos são muito valorizados e a comunidade gosta muito. É um momento muito esperado pela comunidade e nosso objetivo é realizar uma apresentação ainda mais bonita que o ano passado. Queremos superar sempre o desfile do ano anterior”, disse a subsecretária.

Diretora adjunta da Escola Municipal Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária, Raquel Gomes Tavares disse que o desfile é um momento muito esperado pela comunidade escolar. “É o momento que os alunos brilham e a escola mostra todo o seu trabalho, projetos realizados, enfim. Os professores também gostam muito e as mães aguardam ansiosas os filhos desfilarem. Sem contar a nossa banda de Fanfarra que tem 58 anos e é uma tradição em todos os desfiles”, explicou a gestora.

Para a diretora adjunta da Escola Municipal Tarcísio Miranda, Heloísa da Silva Rosa Ferreira, o 7 de Setembro é muito importante para a unidade escolar. “É o momento de resgatar o patriotismo junto às crianças. Eu tive isso na minha base escolar e acho essencial que nossos alunos também tenham essa experiência. Alguns nunca desfilaram e estão ansiosos para fazer sua estreia. É um dia muito esperado”, contou Heloísa.




Gestora do Ciep Carmem Sylvia Carneiro (Eldorado), Juliana Gomes Dias da Silva, também ressaltou a importância dos desfiles cívicos. “É muito importante que as escolas e a sociedade em geral comemorem esse dia com os desfiles cívicos, pois é uma oportunidade de celebrar o nacionalismo, a cidadania e a liberdade para se expressar, que foi conquistada a partir de um processo histórico que tem seu início na Independência do Brasil, que viveu boa parte da sua história sob domínio português”, finalizou Juliana.


O coordenador da animação cultural Edilson Cruz Neves; o coordenador de Educação Física, Leonardo Mantena e a integrante da coordenação de Projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Regina Lannes, também participaram do encontro.


61 visualizações
bottom of page