Desfile Cívico volta a ser realizado em Guarus após 5 anos


O prefeito Wladimir Garotinho; o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; e a subsecretária Rita Abreu acolheram os profissionais da Educação, estudantes, pais de alunos e público em geral na Avenida Bartolomeu Lisandro, no Jardim Carioca, durante o tradicional desfile cívico de Guarus. Pela primeira vez, Nycollas da Silva Almeida, 6 anos, participou de um desfile cívico, e garantiu que está muito feliz. Seu pai, Nillian Oliveira Almeida, é natural de São Gonçalo (RJ), mas, atualmente, reside em Campos e fez questão de prestigiar o tradicional Desfile Cívico da Independência do Brasil, ao lado da família, neste domingo (4), na Avenida Bartolomeu Lisandro, bairro Jardim Carioca. Após cinco anos sem programação, as comemorações voltaram a contemplar as unidades escolares e moradores da Região de Guarus. "Está sendo maravilhoso e tudo muito organizado. É muito bom adquirir novos conhecimentos, isso leva a expandir a mente da criança e a nossa. Está sendo ótimo aprender mais sobre a história de cada escola apresentada aqui. Muita gente de Guarus não consegue se deslocar para o Cepop, por isso é muito importante ter um desfile aqui em Guarus também, pois nos dá a oportunidade de participar um pouco da cultura da cidade", afirmou Nillian, acompanhado da esposa Driele Lopes e sua tia Conceição Henrique.

Ao todo, 11 escolas municipais da região de Guarus e uma escola estadual se apresentaram ao público, contando o histórico de cada unidade. O evento contou, ainda, com um pelotão formado pelas Vilas Olímpicas do Parque Santa Clara, Parque Guarus e Jardim Carioca, com demonstração das atividades ofertadas nesses equipamentos de esporte e lazer. A ordem de apresentação foi definida na quinta-feira (1) por meio de sorteio realizado na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), responsável pela organização do evento. "Esse é um momento histórico e muito importante para os moradores de Guarus, principalmente, que voltaram a ser abraçados pelo governo municipal, após anos de esquecimento e abandono. Esse desfile tem um valor social enorme e garante à população um sentimento de pertencimento. Nossos alunos, profissionais do ensino, além das bandas e fanfarras encantaram a todos e estavam com um brilho no olhar marcante. Muitos vieram agradecer pelo retorno das apresentações aqui em Guarus. São 200 anos de independência do nosso país e isso precisa ser celebrado. Parabéns a todas as instituições que participaram e às famílias de Guarus que ajudaram a resgatar a nossa tradição que havia sido abandonada. No dia 07 de setembro também esperamos a todo no Cepop para um grande desfile", disse o prefeito.

O secretário Marcelo destacou o tema do evento: “Os 200 anos da Independência”, e o subtema: “Os 100 anos da Semana de Arte Moderna”. O evento contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Esporte (FME). "Foi lindo e emocionante. O retorno dos desfiles é parte do resgate da nossa Educação. No dia 07 de setembro, quarta-feira, teremos o grande desfile cívico-militar no Cepop. E no domingo (11), vamos encerrar o período de comemorações em Farol de São Tomé. Nosso professores, gestores, demais profissionais da Educação e estudantes participaram ativamente do desfile. Tivemos muitas famílias presentes lotando o local. Orgulho de fazer parte dessa nova história de Campos", destacou Marcelo.

A diretora da Escola Municipal Professora Olga Linhares, Danielle Mothé, agradeceu emocionada: "Gostaria muito de agradecer em meu nome, em nome de todos os professores, funcionários, alunos e pais de alunos a oportunidade de participar do desfile. Agradeço muito ao prefeito por trazer de volta ao público de Guarus o tradicional desfile da Avenida Bartolomeu Lisandro, que sempre foi um marco na história das escolas de Guarus e nos foi tirado esse prazer pelo prefeito anterior antes mesmo da pandemia. Muito obrigada, prefeito!". Uma presença muito marcante foi a de dona Licy Gomes, uma das estudantes mais idosas da rede municipal de ensino. Aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola Olga Linhares, ela tem 84 anos. "Estava ansiosa, foi tudo muito lindo, gostei muito, fiquei muito feliz de ver o secretário e o prefeito aqui, foi uma maravilha. Estou muito emocionada e realizada". A abertura da Semana da Pátria aconteceu na Praça São Salvador quinta-feira (1) com hasteamento da Bandeira Nacional, feita pelo secretário Marcelo, e inauguração das placas “Lugares de Memória” no Museu Histórico. A programação inclui, ainda: sessão solene na Câmara de Vereadores segunda-feira (5), às 15h; o desfile principal no Cepop na quarta-feira (07) às 8h; e um desfile em Farol de São Tomé, domingo (11), às 9h. "Amei estar presente e levando a camisa da educação especial. Foi lindo demais. Perfeito. Todos pela inclusão", comentou a servidora Edimara Vieira Coutinho. Instituições presentes neste domingo: 1- EM FREDERICO PAES BARBOSA 2- EM LÍDIA LEITÃO 3- EM SANTO ANTÔNIO 4- EM CUSTÓDIO SIQUEIRA 5- EM PROFESSORA EUNÍCIA 6- EM PRISCO DE ALMEIDA 7- EM ATAÍDE DIAS 8- EM CARMEM CARNEIRO 9- EM OLGA LINHARES 10- EM WILSON BATISTA 11- COLÉGIO ESTADUAL BENTA PEREIRA 12- EM DR. LUÍS SOBRAL 13- VILAS OLÍMPICAS

17 visualizações