top of page

Dez trabalhos do PSE recebem prêmio APS Forte no SUS no combate à Covid-19

A iniciativa foi promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde

Imagem Ilustrativa: Divulgação PSE Campos


Dez trabalhos realizados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e à Secretaria Municipal de Saúde, receberam o prêmio iniciativa APS Forte no SUS – no combate à COVID-19. A iniciativa foi promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, visando dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país.

Segundo o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a pesquisa cria meios para o desenvolvimento de novas práticas, permitindo que profissionais sejam capacitados na produção de conhecimento. "O PSE desenvolve um trabalho de excelência em Campos, em diversas áreas, que é referência para todo o país, conforme consideração do próprio governo federal. A equipe é incansável na missão de ajudar a melhorar a qualidade do ensino, promovendo ações integradas entre saúde e educação, que estão transformando a vida dos alunos, familiares e toda a comunidade escolar", afirmou o secretário.

A coordenadora do PSE, nutricionista Catia Mello, acrescentou que a certificação representa o reconhecimento do trabalho, que a equipe vem realizando na municipalidade. “Durante a pandemia, toda a atuação do Programa precisou ser remodelada e priorizamos a produção de informações confiáveis sobre a pandemia para a população. Por meio de aplicativos e das redes sociais, passamos a divulgar diariamente mensagens relacionadas ao novo coronavírus, nas contas do Instagram do programa (@psecamposrj) e facebook (pse.camposdosgoytacazes)”, destacou.

Ao todo, foram inscritas 1.731 experiências, destas 1.471 foram aprovadas e 261 também receberam menção honrosa pelas atividades executadas. A OPAS/OMS reuniu os trabalhos em uma publicação disponível em formato E-PUB para leitura em celulares, tablets e página web; e em formato Mobi para leitores do Kindle, além do PDF (AQUI).

Confira os temas dos 10 trabalhos de Campos:


1 - PSE e Ações da Fonoaudiologia, no contexto da pandemia pelo COVID-19: Relato de Experiência

2 - Desenvolvimento do Programa Saber Saúde pelo PSE no Contexto da Pandemia do Covid-19

3 - Construindo valores na escola em tempos de Pandemia do covid-19

4 - Reestruturação da Educação Postural pelo Programa Saúde na Escola no contexto da Pandemia pela Covid-19

5 - Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Contexto da Pandemia do Covid-19


6 - As ações da Psicologia no Programa Saúde na Escola em tempos de pandemia no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

7 - O Programa Saúde na Escola no contexto da pandemia pela covid-19: relato de experiência


8 - Avaliação da Situação Alimentar da Comunidade Escolar durante a Pandemia

9 - Programa Saúde na Escola e a Inclusão no contexto da Pandemia pela Covid-19: Relato de Experiência

10 - Programa de Saúde na Escola e ações de enfermagem no contexto da pandemia da covid-19: relato de experiência


Reportagem: Kamilla Uhl

5 visualizações
bottom of page