Diálogo com Educadores na Escola Branca Peçanha do Eldorado



"Hoje podemos dizer que temos sabonete líquido para lavar as mãos e papel toalha para secar. Durante 26 anos sequei minhas mãos na minha calça. Eu nunca vi papel na escola, é a primeira vez. São detalhes que fazem a diferença". A afirmação é da professora Luciana Almenara, da Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira, no Eldorado, durante reunião do projeto Diálogo com Educadores, com a presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27). "Nunca vi um secretário na escola e somente este ano eu já te vi aqui duas vezes. E olha que estou nessa rede há 27 anos. Você esteve na minha sala em março. Isso é muito bacana, é diferenciado. É importante que veja a realidade da escola de perto, pelo nosso olhar, pelo olhar dos profissionais", completou a educadora.


A unidade atende cerca de mil alunos e tem aproximadamente 80 profissionais. Marcelo foi recebido pela diretora Neilce Faquer e conheceu o novo projeto implantado na unidade, Jardim Sensorial. Ele conversou com 27 profissionais sobre demandas da unidade, anseios, preocupações e dúvidas dos servidores, além de projetos previstos para a rede municipal de ensino, política de valorização profissional e sobre o Plano Municipal de Recomposição e Recuperação de Aprendizagens para o biênio 2022-2023, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME).


"Quando a política não tem técnica fica vazia, não funciona. Nós não temos atalho na Secretaria, temos projetos concretos, embasados em planejamento que visam à melhoria da qualidade do ensino", afirmou o secretário.


Ele destacou que a Seduct continua distribuindo laboratórios de robótica, matemática, ciências e lúdicos, além de playgrounds e parques novos para as escolas e creches municipais. "Queremos tornar a escola mais atrativa pra que os alunos não queiram faltar às aulas. Tudo isso não é somente pra eles aprenderem, mas, principalmente, pra eles quererem aprender mais!", comentou.

O projeto Diálogo com Educadores, assim como o projeto Secretário em Ação, visa criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática e participativa.

"Estamos garantindo maior participação dos professores e demais profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem. Os esforços que estão sendo feitos por eles têm gerado a possibilidade de dias melhores. Estamos entregando novos materiais esportivos, merenda de qualidade, uniformes, mobiliários, etc. São ações importantes para fazer a virada de página na Educação. Agora, vem o desafio da aprendizagem e essa é uma agenda ainda mais importante para que as crianças possam superar os atrasos provocados pela pandemia. Conto com a ajuda dos Educadores para que nossas crianças possam ser exemplo e orgulho para nossa cidade", destacou o secretário.

13 visualizações