Dia da Árvore lembrado com plantio de mudas em diversas escolas


Alunos da Escola Municipal Pequeno Frederico, em Ururaí, vão participar de uma ação sustentável e bastante diferente no próximo dia 27, terça-feira, às 14h, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro. Eles farão um plantio de 30 mudas de árvores às margens do rio Ururaí, por meio do projeto Reciclar na Rede, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Diversos órgãos são parceiros no evento, como o Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA) - que envolve, além da Seduct, a Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos; Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana; Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Rotary Club de Campos São Salvador e Ecoanzol.



Diversas unidades escolares também promoveram ações educativas nesta semana, em vários bairros, com plantio de mudas, palestras e orientações como, por exemplo, a Creche Escola José Eduardo dos Santos Peixoto Zandonaide, no Parque Santa Helena, e Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama.



A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, explicou que a ação é muito importante para repor a mata ciliar do rio. A Pequeno Frederico é uma das escolas que participa do Reciclar na Rede, que é realizado em 28 unidades escolares da Rede Municipal.


De acordo com Ísis, a importância dessa ação junto às crianças é para que elas possam ter a percepção da importância da mata ciliar, que contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, retém os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.


“Esse momento é mais uma atividade para reconhecimento do ambiente, formação de uma mentalidade de valorização, conhecimento e cuidado com o ambiente que nos cerca! Essa ação de reposição da mata ciliar na margem do Ururaí, vai mostrar para as crianças que podemos mudar e recuperar o nosso ambiente que está tão degradado. Que não jogar lixo no rio e ter árvores nesse local equilibra o nosso Ecossistema,” explicou Ísis.


Ísis explicou ainda que a escola foi selecionada por sua proximidade com o Rio Ururaí. A ação vai contar com uma apresentação do Grupo Gotta, enfatizando a necessidade de cuidar do meio ambiente. E, para que as mudas possam crescer de forma adequada, profissionais da Uenf já fizeram os “berços” para que as árvores sejam plantadas nos locais adequados e o plantio faça sua função de mata ciliar, protegendo o rio do assoreamento. Já o comitê da Bacia vai ministrar uma palestra para as crianças falando da importância das árvores.


“Não queremos que seja uma ação isolada e sim um trabalho que vá mudar a realidade do lugar. A partir deste mês vamos começar as visitas no Centro de Educação Ambiental (Cea), com outras unidades e fazer também a rota do lixo, quando estaremos levando duas escolas, por mês, para saber como é o caminho desse lixo até chegar às cooperativas,” conclui Ísis.


O projeto Reciclar na Rede tem como objetivo promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.


100 visualizações