Dia de entrega de materiais esportivos em escolas da rede municipal


Esta segunda-feira (11) foi de entrega de materiais esportivos e de uso nas aulas de Educação Física nas unidades da rede municipal de ensino. A entrega de bolas de futebol e de vôlei, traves, bambolês e jogos pedagógicos, como xadrez, e outros mais, começou pela Escola Municipal Custódio Siqueira, no Parque Calabouço. Em seguida, a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) foi para a E.M. Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, e depois, para o CIEP Municipalizado Wilson Batista, no Parque Guarus, onde o prefeito Wladimir Garotinho acompanhou o secretário Marcelo Feres. "Nós estamos distribuindo materiais esportivos para toda nossa rede de educação, uma uma questão muito importante para os nossos alunos, que estão muito felizes, e para tornar o ambiente escolar cada vez mais humanizado, além de serem ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem. É mais um passo na evolução da educação de Campos, que está tendo merenda de qualidade, muitos materiais pedagógicos e laboratórios chegando, muitas obras e, agora, o material também esportivo. Então, a cada dia, a gente vai avançando para garantir educação de qualidade para todos os alunos da Rede pública do município. Educação é sempre uma prioridade e a secretaria está trabalhando sério, de maneira correta para que o povo de Campos tenha dias melhores e isso passa necessariamente pela educação", disse o prefeito que acompanhou a ação e ainda jogou futebol com os alunos.

Nas escolas Custódio Siqueira e Frederico Paes Barbosa, o secretário de Educação é que interagiu com os alunos, também em partidas rápidas de futebol. "Estamos muito felizes de poder fazer essas entregas, pois sabemos da carência total de materiais esportivos na nossa rede. E não são apenas materiais esportivos; são parte de uma ação pedagógica que, nesse período pós pandemia, depois de as crianças terem ficado tanto tempo em casa, nos ajudará no resgate da educação. O nosso PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente) envolve não apenas essa parte esportiva, mas também entrega de mobiliários, de laboratórios, reformas e escolas e creches, e tudo isso é parte de uma agenda ampla. Precisamos de um reforço muito forte de aprendizagem e a criança precisa ter esse espaço lúdico, de interação social na escola, na creche e, com certeza, por meio do esporte, da atividade física, poderemos fortalecer tudo que envolve a dimensão pedagógica da nossa rede de ensino", explicou Marcelo Feres. O diretor da escola do Calabouço falou da importância do material. "A nossa escola participou de jogos estudantis, ficou na semifinal com prata em futebol, venceu campeonato de atletismo e os alunos gostam muito de esporte. O esporte consegue conquistar os alunos, os ajuda a vencer problemas sociais, a de dedicarem mais aos estudos, a reforçar a aprendizagem", contou Felipe Barreto dos Santos.

Na Frederico Paes, a professora de Educação Física, Márcia Laterça, destacou a importância de atividades esportivas e físicas, inclusive nas séries iniciais. "A gente, aqui, tem os primeiros segmentos e a educação física vai influenciar positivamente na aprendizagem, na leitura, o aluno vai desenvolver a corporeidade, o que sente com o corpo, os movimentos que ele precisa para melhorar as partes cognitivas. Então, ele vai desenvolver o afetivo, cognitivo e o psicológico. E, para isso, sem o material, a criança pequena perde o foco, não se concentra. Com essas atividades, a gente percebe, por exemplo, uma criança que não consegue pegar uma bola, quicar a bola. Então, essa é a coordenação motora, a coordenação espacial podem sinalizar uma atenção especial. A Educação Física vai proporcionar isso e tem tudo para melhorar o processo de aprendizagem".

4 visualizações