top of page

Dia Mundial da Água é lembrado com atividades de conscientização




O Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de março foi lembrado de uma forma especial pelas escolas da rede pública municipal. A maioria das unidades aproveitou a data para conscientizar os alunos quanto à importância de cuidar dos recursos hídricos e utilizá-los de forma consciente. No Ciep Carmem Carneiro, em Guarus, não foi diferente. Os professores apresentaram o tema através de contação de histórias, exibição de vídeos e construíram murais junto com os alunos.


A diretora Juliana Gomes da Silva conta que as crianças aprenderam sobre o ciclo da água por meio de desenhos e ainda assistiram a vídeos da Turma da Mônica que discutiam o uso consciente da água. Ela conta que a escola tem buscado trabalhar todas as temáticas importantes para a vivência coletiva.


“Na semana passada fizemos um evento trabalhando o combate à violência contra mulher, e nesta semana o Dia Mundial da Água foi trabalhado pelos professores. Esse tema é muito necessário, pois o consumo consciente da água precisa ser falado e praticado pelas pessoas. De maneira lúdica as nossas crianças puderam ser conscientizadas e ensinadas sobre a importância desse recurso natural que é finito”, pontua Juliana.





Para a professora do Ciep, Simone Lourenço, é importante trabalhar temas como o Dia Mundial da Água para que as crianças entendam a importância do dia. “A água é um bem muito precioso para o planeta e se faz necessário conscientizar as crianças desde as séries iniciais sobre o quanto é importante economizar o líquido e cuidar de nossas fontes naturais. Por esse motivo trabalhamos de forma lúdica a importância da água com colagens, pinturas, recortes e histórias”, explica a professora.


A data para lembrar o Dia Mundial da Água foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido. O objetivo do dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, segundo os ambientalistas, é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

8 visualizações

Comments


bottom of page