top of page

Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) divulgou, nesta quarta-feira (13) o resultado parcial do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão - Mais Ciência. Confira no Diário Oficial do município ou acesse o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) .


A vigência do programa vai de fevereiro a dezembro de 2024. A gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa, Leonora Tinoco, mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, afirmou que houve recorde de inscrições este ano. 


“Neste ciclo, recebemos cerca de 120 projetos, enquanto na edição passada foram cerca de 90. Isso mostra a credibilidade da Academia em relação à Prefeitura, à Secretaria de Educação e ao nosso edital. Alguns dos professores que participaram ano passado, inclusive, estão participando novamente neste ano, o que confirma a confiança no trabalho da Seduct”, destacou. 


O objetivo do Programa é apoiar estudantes universitários, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, para o desenvolvimento de projetos de interesse das Secretarias, Subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura. “O Mais Ciência visa estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas instituições de ensino superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município”, explicou Leonora.


Serão 54 bolsas de R$ 700/mês, além de taxa de bancada para o professor orientador de R$ 1.500,00. “Este ano também aumentamos o valor das bolsas. Foram selecionadas 16 demandas espontâneas e 38 projetos de demandas induzidas, de acordo com as necessidades da administração pública”, informou a coordenadora. 





TEMAS


Diversos temas foram selecionados como: Infraestrutura urbana para mobilidade ativa: estudo qualitativo em Campos dos Goytacazes/RJ; Mães na Rede: Atenção, Cuidado e Redes de Apoio a mães em sofrimento psíquico; Cartilha sobre os usos do cinema brasileiro nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes; Patrimônio Goitacá: ferramentas digitais na educação patrimonial; Esporotricose em Campos dos Goytacazes: Diagnóstico, controle e prevenção; e O cinema enquanto dispositivo de transformação social e cuidado terapêutico no CAPSi.


Assuntos importantes estão sendo tratados para o desenvolvimento da cidade, como: Levantamento participativo da abacaxicultura campista e o papel dos componentes socioculturais;  Em busca de novas formas de cuidar: a implementação de arteterapia nos Centros de Atenção Psicossocial em Campos dos Goytacazes – RJ; Infâncias campistas: proteção e participação das crianças pequenas; Estudo sobre a importância da integração bicicleta e ônibus: abordagem considerando bicicleta embarcada; Mapeamento das edificações nas áreas de risco frente à erosão costeira na orla marítima de Campos dos Goytacazes; Pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo em Campos dos Goytacazes: acesso aos cursos e universidades no município; e Formação de professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes para implantação e condução de hortas escolares.

267 visualizações
bottom of page