top of page

Doenças Emergentes e Reemergentes: tema foi tratado durante Curso de Gestão Escolar



O segundo e último dia do Curso de Atualização em Gestão Escolar para Diretores e Vice-Diretores empossados, realizado no Trianon, nesta quarta-feira (15), está sendo marcado por várias palestras. Na parte da manhã, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro falou sobre "Atualizações do Gabinete de Crise e Doenças Emergentes e Reemergentes". O evento prossegue ainda no período da tarde com diversas participações.

Rodrigo Carneiro destacou a importância da união entre Saúde e Educação e disse que essa aliança vai ser ainda mais fortalecida. O especialista falou sobre Covid-19, dengue e a vacinação de rotina.


O subsecretário ressaltou que a Covid a partir de agora vai fazer parte da vida das pessoas e todos devem ser imunizados. Rodrigo Carneiro também chamou a atenção para a necessidade da testagem.



"Sempre que vocês desconfiarem que os alunos estão com sintomas da doença, nos acionem através do Programa de Saúde na Escola e a nossa equipe vai até o local e realiza a testagem. Até o final de abril a vacina Bivalente deve estar disponível para as crianças e contamos com a ajuda de todos para que levem os filhos para serem imunizados", explicou.

Em relação à dengue, o subsecretário falou sobre a epidemia da doença, que já conta com 701 casos. Sobre a vacinação de rotina, Rodrigo falou sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia, explicou sobre os riscos de doenças como sarampo, poliomielite e catapora, entre outras. "A gente precisa da ajuda de vocês para que o índice vacinal aumente", pediu o subsecretário.


Ainda pela manhã, a capacitação contou com a participação da equipe da subsecretaria de Gestão Operacional, formado pela gerente de Sistemas e Indicadores, Andrea Auler, que representou o subsecretário da pasta, Nilo Manhães; o supervisor de Transportes, Rafael Sardinha; o gerente geral de Tecnologia da Informação, Samuel Menezes Gomes; e o supervisor de TI, William Gama de Azevedo. Eles apresentaram a subsecretaria, o trabalho desenvolvido e os demais colaboradores que atuam no local.




A capacitação começou na terça-feira (14) com palestras do secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, que traçou um panorama da Educação nos últimos anos e falou dos avanços e desafios. Em seguida, o professor PHD, doutor Carlos Henrique Medeiros de Souza, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro falou sobre “Gestão Escolar e seus desafios”.

Na parte da tarde de ontem participaram a Coordenadora de Prestação de Contas da Seduct Martha Castori e a coordenadora do Departamento de Nutrição Escolar, Suellen Balbino da Silva. Fechando o dia, a diretora pedagógica, Tânia Alberto, elucidou pontos importantes sobre as diretrizes e orientações previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).


10 visualizações

Comments


bottom of page