top of page

E.M Alcebíades Candiano vai realizar feira literária no próximo sábado

No próximo sábado (17) a Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama, vai realizar a culminância da Feira de Literatura sobre o escritor Monteiro Lobato. Na ocasião, o Projeto Navegando na Poesia vai promover apresentações artísticas com os alunos do 3º e 4º anos que estão participando das oficinas desde o mês de abril. A diretora da Escola, Maria Paula Abreu Candiano, disse que a Literarte tem o objetivo de resgatar a Literatura brasileira.

Ela explicou ainda que durante os meses de abril, maio e parte de junho, os professores desenvolveram com os alunos em sala de aula vários trabalhos como: produção de livros, cartazes, personagens feitos com sucatas, elaboração de coreografias, entre outros. As crianças utilizaram ainda a sala de leitura para conhecerem os livros de Monteiro Lobato e vídeos com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

“É com muita satisfação que chegamos à culminância desse rico projeto! Foram meses de trabalho, com a interação de todos os funcionários, desde a cozinha ao porteiro. Mobilizou a escola, a família e a comunidade. Nossos alunos ficaram lisonjeados com a arte de Monteiro Lobato. É gratificante! Só tenho a agradecer a toda equipe Alcebíades Candiano e a participação do Projeto Navegando na Poesia por tudo que fizeram por nossos alunos!", disse.


A vice-diretora, Tatiany da Silva Toledo, acrescentou que a Literarte está sendo promovida pela primeira vez na escola e tem motivado os alunos no processo de leitura e escrita contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos. “Pretendemos também, construir o hábito de ouvir histórias e sentir o prazer na leitura, envolvendo assim, os alunos nesse universo e despertando cada vez mais o prazer que a literatura nos concede”, finaliza Tatiany.

O projeto Navegando na Poesia visa promover o acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas e participativas nas escolas públicas, levando em consideração a cultura local e regional. O projeto começou suas atividades em 2018 e trabalha o desenvolvimento da leitura e escrita, em especial a poesia, para estudantes dos 3º e 4º anos da rede pública municipal. Com sua equipe multidisciplinar, a proposta une diversos conceitos da literatura em uma atmosfera lúdica e já realizou mais de 1000 oficinas literárias para mais de 4000 crianças da rede pública de ensino.

61 visualizações

Comments


bottom of page