top of page

Educação abrirá inscrição para Prêmio Magda Soares Transformando Vidas pela Leitura



Os educadores da rede municipal de ensino devem ficar atentos: em alguns dias, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai abrir inscrições para o Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas Pela Leitura. Trata-se de um concurso por meio do qual a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RJ), vai identificar e divulgar práticas educacionais que tenham sido ou estejam sendo executadas com o objetivo de promover plena alfabetização de estudantes matriculados em turmas de anos iniciais das redes públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro.

 

O objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas, no âmbito da alfabetização, que expressem inovação educacional, baseadas nos seguintes critérios: impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão, tendo como foco o reconhecimento do mérito de profissionais da Educação Básica das redes públicas municipais.

 

O Prêmio terá duas etapas - uma regional e outra estadual, de acordo com a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduct, Layla Constantino.

 

“A ação visa, ainda, reconhecer o trabalho dos profissionais de educação das Redes Municipais que contribuam de forma relevante para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização dos estudantes; valorizar o papel dos profissionais da educação como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; evidenciar as experiências pedagógicas conduzidas pelos profissionais da educação e consideradas exitosas e passíveis de adoção por outros profissionais”, explicou Layla.

 

A articuladora regional do CNCA e coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Seduct, Neidimar Abreu, explicou que podem participar professores em efetiva regência em turmas de alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Será enviada apenas uma experiência de alfabetização por Polo Regional.

 

“O regulamento do prêmio informa que poderão ser inscritas experiências que tenham evidências de sua aplicação e que estejam em andamento ou tenham sido realizadas nos últimos cinco anos (2020 - 2024). Cada docente só poderá concorrer com uma experiência, mesmo que tenha realizado projetos de alfabetização em outras redes municipais”, informou Neidimar.

 

A avaliação e a seleção das experiências ocorrerão durante os Seminários Regionais do Programa, sob a responsabilidade de uma Comissão Julgadora composta pelos Articuladores Regionais de Gestão e Formação de cada Regional e Articulador Municipal de cada município, que selecionará três experiências, por ordem de classificação - 1º, 2º e 3º lugar -, sendo apenas a 1ª (primeira) colocada habilitada para participação na Etapa Estadual.

208 visualizações

Comments


bottom of page