top of page

Educação aplica 7º simulado na rede municipal para Prova SAEB




A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está promovendo a aplicação do 7º simulado do ano para alunos do 5° e 9° anos de escolaridade da rede municipal de ensino, em preparação para a Prova Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os simulados começaram a ser aplicados em abril deste ano e o último de 2023 acontecerá no início do mês de outubro.

A professora de suporte pedagógico da Seduct, Poliana Arruda de Souza Barbosa, falou da expectativa dos estudantes da Escola Municipal Antônia Lopes, em Pernambuca. “Na nossa unidade, 11 alunos estão fazendo os simulados. A expectativa está grande para a Prova Saeb. Estamos tendo um grande envolvimento da professora e de toda a comunidade escolar, trazendo para os alunos a noção da importância dessa avaliação externa para nossa escola”, disse.



Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, todos os professores, pedagogos e diretores têm acesso aos resultados não apenas da nota, mas do grau de desempenho que cada aluno teve em cada uma das questões classificadas em níveis diferentes de competências e habilidades, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e da matriz de competências e habilidades utilizadas na prova Saeb.

“Estamos trabalhando muito para dar as condições necessárias às escolas, aos professores e aos profissionais de modo geral, para que os alunos possam ter uma boa frequência escolar e fazer uma boa avaliação. É a partir disso que os profissionais podem reformular estratégias de trabalho em sua escola de acordo com as necessidades levantadas pelos alunos”, afirmou Marcelo.


A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria, Verônica Gomes, lembrou que a avaliação SAEB será aplicada no final de outubro em todo país. “Por meio dos simulados os professores fazem o acompanhamento dos descritores e habilidades, monitoram os alunos, repetindo atividades, trabalhando novamente os conteúdos, preparando as turmas para a prova Saeb”, explicou.




44 visualizações

Comentarios


bottom of page