Educação conclui mais um módulo do Projeto “Família na Escola”


Com o tema “A Educação da Inteligência, da Vontade e da Afetividade”, o projeto “Família na Escola” desenvolveu o último dos quatro módulos esta semana, na Creche Escola João Siqueira dos Santos. O primeiro módulo aconteceu no início de fevereiro e os temas desenvolvidos foram “Direitos e Deveres das Crianças” e “Lar Como Primeiro Espaço Educativo”. Ainda em fevereiro foi discutido “Marcos do Desenvolvimento Infantil” e, no início deste mês, “Interação Família e Escola”. No total participaram 30 famílias e todas receberam certificados. A certificação foi acompanhada pelo Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres.


Para Pâmela Ribeiro Rosa Barreto, mãe da Ester, 3 anos, o projeto é muito importante. “Eu aprendo muito sobre o desenvolvimento da minha filha. Gostei muito”, disse. Já a professora, Leila Carla Pereira, ressalta a importância da mediação entre a família e a escola. “É de grande importância para que os pais sejam conhecedores de tudo aquilo que é direito, dever e de tudo que pode requerer para si e, também, para os filhos. Esse projeto é algo que vai trazer um novo tempo para todas as escolas e unidades de ensino do município”, acredita.

A auxiliar de turma do Centro Escola João Siqueira dos Santos, Mirian Cordeiro das Dores, acha importante o desenvolvimento do projeto nas escolas. “É essencial para a conscientização do papel dos pais, dos professores. Uma vez que os pais são para educar e a escola é para ensinar”, acrescentou.


De acordo com o pedagogo e facilitador, João Paulo de Oliveira Paula, o “Família na Escola” é um projeto de promoção da parceria entre a família e a escola, destinado aos profissionais de educação e às famílias de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos Iniciais), por meio da formação das habilidades parentais, da garantia dos direitos da criança e do acompanhamento pedagógico, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança. “Esse é um projeto do Governo Federal, desenvolvido por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e, aqui em Campos, ele acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Ao longo do curso a gente faz apresentações, rodas de conversa e dinâmicas”, finaliza João. Campos foi a primeira cidade do país a implantar o projeto. A primeira escola que recebeu o “Família na Escola” foi a Escola Municipal 29 de Maio, em dezembro. Fevereiro e março foi a vez da Creche Escola João Siqueira dos Santos e, a próxima unidade, em abril, será o Ciep Custódio Siqueira.

8 visualizações