top of page

Educação e Agricultura vão inaugurar Horta Escolar em unidade de Santa Cruz neste sábado



A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai inaugurar mais uma horta escolar em parceria com a Secretaria de Agricultura. No próximo sábado (7) a Escola Municipal Helena Machado de Oliveira, em Santa Cruz, vai inaugurar a “Horta Escolar da Helena”, na Festa da Primavera. De acordo com a gestora da unidade, Luciana Matos, o projeto está sendo desenvolvido com os 98 alunos, residentes nas localidades como Itereré, Pedreira, Fazenda Grande, Fazenda Santa Helena entre outras.

Luciana contou que a ideia surgiu com a preocupação em resgatar a prática de plantio e cultivo de legumes e hortaliças nas famílias desta comunidade escolar e com isso incentivar alunos para uma alimentação saudável. Além disso, os estudantes aprenderam noções básicas de agricultura como: plantar, transplantar muda, regar, arar o solo, controlar as pragas, colher e discernirem os diferentes cultivares.




“O objetivo do trabalho é promover atividades didático-pedagógicas integradoras do currículo dos anos iniciais, utilizando a Horta Escolar como instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem. Foram plantadas cerca de quarenta mudas, entre elas árvores frutíferas, jardim, hortaliças e verduras. Na Festa da Primavera vai acontecer desfile e confraternização com a comunidade junto a todos os envolvidos no projeto. Agradecemos o apoio de todos que colaboraram com a execução do projeto que só estará iniciando nessa data, mas será para os alunos, laboratório de muita aprendizagem para a vida”, complementa a gestora.

A horta conta com seis canteiros, que servirá de espaço educativo vivencial fora da sala de aula, onde crianças, educadores e comunidade poderão modificar suas relações no processo de aprendizagem, dando sentido aos estudos sistematizados em sala, com enfoque na defesa de uma alimentação saudável, entendendo o valor que a terra possui, a preocupação ambiental e a melhoria das condições de vida das populações do campo.


Coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, falou sobre a importância de cultivar hortas nas unidades escolares.


"A criação de uma horta na escola é muito importante para incentivar a sensibilização e o engajamento dos alunos, uma vez que torna-se um lugar de estudo para os alunos, proporciona a interação com o ambiente natural, possibilita o toque, a participação e a cooperação dos alunos, além de produzir legumes, verduras e temperos para o consumo interno da escola e para uma prática de alimentação saudável", complementou a coordenadora.


Escolas que possuem horta:


▪︎EM Genésio Viana

▪︎EM Isabel Maria Polônio

▪︎EM Instituto Profissional São Jose

▪︎EM Padre João Norberto


41 visualizações

Comments


bottom of page