top of page

Educação e Cidac implantam SUAP Ensino para gestão escolar





De forma inédita, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) implantou, em parceria com o Centro de Informação e Dados de Campos (CIDAC), o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Módulo Educacional – SUAP Ensino. Com a medida, todas as unidades escolares poderão realizar a gestão escolar e o controle de notas e frequências, e a Seduct fará o sistema de gestão eletrônica de todos os documentos que entram e saem no órgão.


Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, esse sistema permitirá dar um salto tecnológico em toda a Prefeitura, eliminando significativamente os processos em papel, além de promover maior agilidade e transparência quanto ao fluxo dos processos escolares e de gestão.


“O SUAP Ensino será utilizado exclusivamente pela Seduct e a nossa rede escolar. Um dos grandes desafios para chegarmos até aqui foi garantir que todos os servidores fossem cadastrados no SUAP de maneira automática. Com isso, nossos professores, pedagogos e gestores já estão cadastrados e aptos a iniciar o SUAP Ensino e, em breve, também passarão a usar o mesmo sistema para o envio de ofícios, geração de documentos, processos, etc”, explicou Marcelo.


Ele acrescentou que, para chegar à fase atual, foi necessário um longo período de preparação, configuração e adequação de uma solução de software desenvolvida pelo Instituto Federal do Rio Grande Norte, que vem sendo adaptada pela equipe do CIDAC, e também com a ajuda da equipe técnica da Seduct, vinculada à Subsecretaria de Gestão Operacional.


“Este passo potencializará nossa atuação com processos digitais, reduzindo imensamente a quantidade de processos e documentos físicos, como vem ocorrendo em praticamente todas as atividades de caráter administrativo e pedagógico nas demais redes de educação do país”, informou o secretário.



De acordo com o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, outra ação fundamental realizada pela equipe da Seduct, foi a migração dos dados de matrícula do sistema i-Educar (tomando por base os dados informados ao sistema até o dia 27/06/2023) para o SUAP Ensino, ou seja, aproximadamente 51 mil alunos já cadastrados nas devidas unidades de ensino, alocados nas séries e etapas.


Para iniciar o uso efetivo do sistema SUAP Ensino, as escolas e creches deverão abrir as turmas no sistema, para que seja possível criar os diários com a identificação dos professores e os horários das aulas, provendo então a enturmação dos alunos. Para que este procedimento seja realizado de maneira exitosa, a Seduct gerou alguns vídeos/tutoriais que estão disponíveis para todos, no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Acesse aqui.


Além disso, a Secretaria vai oferecer formações pela Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM), cujas agendas serão divulgadas em breve. Também foi criado um e-mail para esclarecer dúvidas dos servidores: suporte.suap@edu.campos.rj.gov.br


“Já foram treinados 53 gestores e auxiliares de secretaria, e contamos com a parceria de todos os auxiliares de secretaria que participam do Regime Especial de Ampliação de Carga Horária Temporária (React), que também estão capacitados para usar o SUAP em suas respectivas unidades escolares. Sabemos que a implantação de um novo sistema interfere na rotina de trabalho dos professores, pedagogos e gestores. Estamos seguros de que a nossa rede escolar terá avanços significativos a partir da utilização plena do SUAP Ensino. Como as melhorias do sistema serão desenvolvidas pelas próprias equipes da Prefeitura, solicitamos da comunidade escolar que compreenda que poderemos passar por situações de ajustes, especialmente nos primeiros 90 a 120 dias de implantação do sistema. Estamos certos de que os resultados positivos desta ação já serão sentidos ainda durante este semestre”, disse Nilo.




Nilo informou, ainda, que a empresa contratada para o fornecimento de internet para a rede escolar está revisando as instalações e fazendo substituição de equipamentos como roteadores, quando necessário, de modo a garantir que a internet disponível nas unidades escolares possibilite o uso do SUAP Ensino pelos diversos profissionais. “Isso tornará possível, por exemplo, que os professores possam fazer o registro das aulas e o acompanhamento e controle de frequência dos estudantes por meio do celular e pelos chromebooks que chegarão em alguns dias”, concluiu o subsecretário.

183 visualizações

Comments


bottom of page