Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai implantar o programa nacional Conexão Dnit nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Trata-se de um Programa visando à formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, com objetivo de salvar vidas.
A coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, participou de reunião com a equipe do programa nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria, para fechar os últimos detalhes. “O programa é atemporal. As ações não ficam presas ao planejamento pedagógico. Diariamente vamos trabalhando o tema mediante as necessidades de mobilização da comunidade escolar”, acrescentou Neidimar.
Participaram o engenheiro chefe do DNIT Campos dos Goytacazes, João Marcos Figueira; a agente de trânsito e coordenadora estadual de Educação para o Trânsito no RJ, Mariângela Ferreira; a técnica de obras da empresa GEPEL e suplente da Coordenação de Educação para o Trânsito/RJ, Lígia Mendes; a agente administrativo, Anadia Rodrigues; e Layla Constantino, do Setor de Projetos da Seduct.
“Lançaremos o programa no final do mês de outubro na Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no Jóquei, que vai funcionar como escola-piloto, onde daremos o pontapé inicial. Nesta semana, a equipe do DNIT visitou a escola e orientou a vice-diretora. E no dia 25 de outubro, faremos uma reunião com os diretores das escolas no auditório da sede da Prefeitura para apresentar a plataforma, orientar e tirar dúvidas”, explicou Neidimar.
De acordo com João, o Conexão DNIT foi concebido como uma iniciativa inovadora, sustentável e colaborativa, estruturada em rede e direcionada para o ensino fundamental - 1o ao 9o ano de escolaridade. Apresenta seu conteúdo de forma digital e totalmente gratuita.
“Ele foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC) para auxiliar os professores a abordar a temática trânsito que é um dos 15 temas contemporâneos transversais previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, informou o engenheiro.
O Conexão DNIT promove, ainda, um canal de networking entre educadores por ter abrangência a nível nacional e internacional. Possui portal online e aplicativo para celulares, com fórum para troca de ideias, onde os professores poderão compartilhar as experiências dentro da sala de aula e dar ideias de novas práticas.
Galera do DNIT - As escolas também receberão a “Galera do DNIT”, cujos integrantes promovem ações visando conscientizar os jovens sobre a importância da segurança no trânsito, por meio de oficinas, palestras, atividades educativas e jogos que abordam temas como o uso correto dos equipamentos de segurança, a importância da sinalização e o respeito às leis de trânsito.
Comments