top of page

Educação entrega conjunto escolar adaptado a aluna com necessidades educacionais especiais




A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vem garantindo dignidade aos alunos com necessidades educacionais especiais. Além de oferecer mediadores e cuidadores para este público, cujos profissionais vêm auxiliando os professores e alunos em suas especificidades, a Prefeitura de Campos está atendendo outras demandas importantes dessas crianças e adolescentes, como, por exemplo, conjunto escolar adaptado.


Nesta quinta-feira (17), o secretário da pasta, Marcelo Feres, entregou o conjunto para Maria Eduarda Pereira, 4 anos, aluna do Pré-2 da Escola Municipal Lions II, no Parque São Jorge. A mãe Daiana Gomes recebeu o kit ao lado da gestora da unidade, Tânia Sá; da professora Conceição de Maria Ângelo; e da cuidadora Graciele Carvalho.


Trata-se de kit de mesa e cadeira especial com adaptações posturais confortáveis para pessoas com deficiências neuromotoras, com regulagens ergonômicas (alterações de altura e peso) e terapêuticas (promovem intervenções biomecânicas através de alavancas que facilitam: controle de tónus, alinhamento de cinturas escapular e pélvica, quebra de padrão extensor ou flexor, etc).


“Esses conjuntos são personalizáveis às necessidades específicas dos alunos. Estamos cumprindo nosso dever de eliminar as barreiras da aprendizagem. Estou muito feliz por estar acompanhamento esse momento. Percebemos o quanto a Maria Eduarda é querida pelos seus colegas e o quanto eles torcem por ela. Essa é uma ação de caráter social ligada à educação, a partir de uma intervenção da diretora Tânia, que vai permitir que as crianças aprendam e tenham condições de acessibilidade. Além disso, traz mais segurança para a mãe que sabe que a filha está em boas mãos e sendo bem cuidada”, afirmou Marcelo Feres.





Daiana agradeceu pelo apoio recebido: “Maria Eduarda foi diagnosticada com esquizencefalia aberta e lateral esquerda, alteração de lobo frontal e temporal, e paralisia cerebral. Essa cadeira chegou em boa hora. Agradeço muito ao prefeito, ao secretário e a toda a equipe da escola pelo benefício da cadeira adaptada. Isso vai ajudar muito na integração dela com os outros alunos”, disse.


Segundo a professora, a aluna chegou na unidade com muitas limitações e agora está interagindo mais. “Estamos observando que ela está tendo muitos progressos e os amiguinhos ajudam muito. Agora com essa cadeira será melhor ainda, pois a outra não era adequada para ela. Essa é mais confortável e tem a altura diferente, própria para Maria Eduarda. O tempo que ela leva sentada precisa de mais apoio e ela adora ficar junto com os colegas”, acrescentou Conceição.


A gestora Tânia falou em nome da comunidade escolar. “Agradeço ao secretário Marcelo e aos demais que batalharam junto comigo para a aquisição da carteira para Maria Eduarda. Hoje foi uma felicidade enorme não somente para ela mas para todos da escola e da família. Só temos a agradecer pelo empenho de todos da Secretaria. Gratidão eterna”, finalizou a diretora.




140 visualizações

Comentarios


bottom of page