A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vem garantindo dignidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, em diversas frentes de trabalho. Além de oferecer mediadores e cuidadores para este público, cujos profissionais vêm auxiliando os professores e alunos em suas especificidades, a Prefeitura de Campos está atendendo outras demandas importantes dessas crianças e adolescentes, como, por exemplo, conjunto escolar adaptado.
Nesta quarta-feira (20), o secretário da pasta, Marcelo Feres, entregou o conjunto para a aluna Helena de Almeida Moura, de 6 ano, do 1º ano de escolaridade da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, no Centro. Junto da cuidadora Isabel Fontes, da professora Daniela Corrêa e da mediadora Juliana Teixeira, além dos gestores da unidade, a mãe Maria Fernanda Almeida, agradeceu pelo equipamento.
“A carteira chegou em boa hora, minha filha tem uma doença rara e autismo tipo 2 e ela gosta muito de interagir com os outros coleguinhas. E o conjunto adaptado está ajudando bastante, trouxe mais segurança, melhora a postura, enfim. Ela também frequenta a Escola de Aprendizagem Inclusiva e foi encaminhada para lá pela Escola Pequeno Jornaleiro. É muito importante para todos essa inclusão”, disse Maria Fernanda.
Trata-se de kit de mesa e cadeira especial com adaptações posturais confortáveis para pessoas com deficiências neuromotoras, com regulagens ergonômicas (alterações de altura e peso) e terapêuticas (promovem intervenções biomecânicas através de alavancas que facilitam: controle de tónus, alinhamento de cinturas escapular e pélvica, quebra de padrão extensor ou flexor, entre outros.
“Esses conjuntos são personalizáveis às necessidades específicas dos alunos. Estamos cumprindo nosso dever de eliminar as barreiras da aprendizagem. Essa é uma ação de caráter social ligada à educação. Que essa cadeira possa ajudar no desenvolvimento da aluna Helena. A Secretaria de Educação continua sensível às causas dos nossos alunos atípicos. Além disso, já estamos chamando mais mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva”, afirmou Marcelo Feres.
A diretora Marília Miranda garantiu que a mãe de Helena é extremamente dedicada à filha e interessada nos avanços da aluna, caminhando lado a lado com a escola. “Toda turma auxilia a Helena e ela acompanha as outras crianças em tudo. É muito bem cuidada aqui na nossa unidade. Com a nova cadeira, ela fica presa ao cinto de segurança, tem mais apoio para a coluna e para a cabeça. Estamos muito satisfeitos com essa entrega”, destacou a gestora.
Matéria e Fotos: Por Kamilla Uhl
Comments