Diferentes projetos estão sendo desenvolvidos na rede municipal de ensino visando garantir a educação e inclusão digital de alunos e profissionais da educação. Para 2025, mais uma novidade está prevista: a retomada do projeto de Educação Midiática para Idosos. A informação é da coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo.
Para ela, o número de idosos no universo digital é cada vez maior, e com isso, é necessário garantir que eles estejam preparados para aproveitar tudo o que o mundo digital possa proporcionar da melhor forma possível, com segurança, responsabilidade e equilíbrio.
“Precisamos garantir que o público mais velho também esteja incluído em ações de educação midiática, para evitarmos que caiam em golpes, trotes e vírus, pois os idosos são os mais suscetíveis a golpes virtuais”, explicou Anna.
Esse é o público com mais dificuldade de dominar as novas tecnologias. Além disso, outras questões como letras pequenas e aparelhos com funções complexas dificultam o manuseio por parte da terceira idade, colaborando para que as redes se tornem mais delicadas para as pessoas com mais de 60 anos. “Em breve, a Seduct vai apresentar mais detalhes sobre esse projeto”, concluiu Anna.
Por Kamilla Uhl - Foto: Cesar Ferreira
Commentaires