top of page

Educação orienta profissionais sobre reformulação das Matrizes Curriculares





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu reunião com professores, pedagogos e gestores da rede municipal de ensino, visando conscientiza-los quanto à reformulação das matrizes curriculares. As alterações contemplarão cerca de 40 unidades escolares, espalhadas pelas nove regiões educacionais, com anos finais do Ensino Fundamental e fases finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (25) no auditório da sede da Prefeitura.


A subsecretária de Educação, Rita Abreu, e a diretora pedagógica, Tânia Alberto, tiraram dúvidas dos servidores e destacaram que as mudanças serão válidas a partir do início do ano letivo, ou seja, 06 de fevereiro deste ano. “Com isso, o aluno vai passar a estudar 5h/dia em um turno (manhã, tarde ou noite, se for EJA), 4 vezes/semana; e um dia inteiro uma vez na semana”, explicou Rita.





Segundo Tânia, esse processo de discussão começou em agosto do ano passado, com a formação de uma Comissão de Estudos Técnicos para Implantação de Novas Matrizes Curriculares, publicada em Diário Oficial, envolvendo professores em efetiva regência, pedagogos de escola, pedagogos da equipe de Supervisão Escolar, Departamento Pedagógico da Seduct e representante do Conselho Municipal de Educação (CME), entre outros.





Quatro resoluções subsidiaram a medida, como acrescentou a diretora: Resolução 01/2021 de 25/05/2021 - Diretrizes Operacionais para a EJA - alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à BNCC, e EJA a Distância; Resolução número 01 e Parecer CNE/CEB Nº: 2/2022 de 04/10/2022 - Política Nacional de Ensino da Computação na Educação Básica - complemento BNCC; Resolução CME Nº 31 de 10/10/2022 - Não Retenção de alunos por 2 anos pós-pandemia; e Resolução SEDUCT Nº 01 DE 25/01/2023 - Novas Matrizes Curriculares Anos e Fases Finais.


“Toda essa construção tem um fundamento legal e nada foi construído de forma aleatória, mas faz parte do nosso compromisso de beneficiar os alunos com uma educação de qualidade. A medida integra um pacote de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Seduct desde 2021, visando à melhoria da qualidade do ensino, e seguindo o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)”, finalizou Tânia.


220 visualizações
bottom of page