top of page

Efem promove novo ciclo de capacitações




Começou nessa quinta-feira (23) o curso “Formações: projeto "Biblioteca em casa" realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) através da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). O primeiro módulo da capacitação é "Práticas pedagógicas com o projeto Biblioteca em casa", ministrado pela Coordenadora Municipal do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD/MEC) e Coordenadora do Programa Municipal de Incentivo à Leitura Ana Raquel Pourbaix; a Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Ana Angélica Caetano e Professora de Suporte Pedagógico - Língua Portuguesa, com atuação no Projeto Biblioteca em Casa, Edda Barreto.


As inscrições podem ser realizadas através do link


Já o segundo módulo acontece no dia 27 de abril e vai falar sobre “As práticas Pedagógicas no Projeto Biblioteca Em Casa”. O curso é realizado de forma remota, através do Google Meet, no horário de 19h às 20h. O público alvo são gestores, pedagogos e professores. O objetivo é promover um diálogo e apresentar informações a respeito do projeto "Biblioteca em casa". As inscrições podem ser feitas pelo link


“O primeiro módulo é mais focado na apresentação do projeto, ambientação e importância do material e dúvidas que os profissionais possam ter sobre o Projeto Biblioteca Em Casa. Já o segundo vai ser mais prático. Serão encontros muito produtivos e importantes pois o projeto deve ser trabalhado de forma contínua nas salas de aulas para que possa ser aproveitado em toda sua essência. Queremos alunos leitores, criativos e exercendo cada vez mais a escrita através de produções literárias”, diz Ana Raquel.


Também acontece nessa quinta-feira (23) o I Workshop de Planejamento de Projetos no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), ministrado pelo subsecretário de Gestão Operacional Nilo Manhães. Na sexta-feira (24) vai ser realizado o curso “Recursos Digitais e Autismo” no Centro Vocacional Tecnológico (CVT Campos/ Cerâmica Faetec). Em abril, dia 5, vai ser realizado o “Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Uma relação Entre o Saber e o Fazer”, realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense.


A coordenadora da Efem, Talita Ernesto conta que também está sendo realizado pela Efem o curso Libras no Cotidiano Escolar. Os encontros acontecem semanalmente na Cidade da Criança Zilda Arns. Toda quinta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, quatro escolas são convidadas a participar da capacitação. O público alvo são professores de alunos surdos e demais profissionais. As inscrições podem ser feitas aqui.


“Semanalmente também realizamos o “Formação Docente: Dialogando sobre a inclusão ", direcionada aos educadores da Educação Infantil do município. A cada semana serão escolhidas entre 5 a 6 novas creches para participarem da formação, que acontece na Cidade da Criança Zilda Arns” finaliza Talita. As inscrições podem ser feitas feitas pelo link


58 visualizações

Comentarios


bottom of page