top of page

Educação realiza 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Gênero e Raça na Rede Municipal




 

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realizou a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Gênero e Raça na Rede Municipal de Educação, nesta quarta-feira (31). O encontro aconteceu de forma on-line e contou com a participação de professores e gestores, além do articulador pedagógico de Educação Escolar Quilombola, Diego Santos.

 

“O primeiro encontro aconteceu no dia 7 de agosto, o segundo no dia 18 de setembro e o terceiro, em 30 de outubro. Nossa próxima reunião acontecerá em 27 de novembro, cuja data foi decidida de forma coletiva. Em cada encontro temos um livro de leitura e promovemos um debate que trata de temas sobre raça e gênero nas escolas. Dessa vez falamos sobre o ‘embranquecimento’”, comentou Diego.

 

O grupo discutiu questões abordadas no livro "O Olho Mais Azul”, de Toni Morrison. Considerado um dos livros mais impactantes da autora, trata-se do primeiro romance da aclamada escritora norte-americana, publicado em 1970, que conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas - e a paz que isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.

 

Para Diego, a obra promove uma importante reflexão sobre raça, classe social e gênero, que questiona os padrões de beleza e os riscos que a sociedade impõe à juventude. Segundo ele, outro assunto abordado foi relacionado à análise dos indicadores educacionais e territoriais do município.



Os participantes também trataram de questões como: preconceito, religião e laicidade nos espaços escolares, ensino de História e Cultura Afro e Indígena, Protocolo de Prevenção e Combate ao Racismo, além de igualdade de gênero e debate de sexualidade nas escolas.

 

O objetivo do GT é a criação de espaços de diálogos e estudos acerca dos atravessamentos interseccionais na escola/educação; engajamento de servidores públicos na construção de Políticas Públicas Educacionais Antirracistas; além da avaliação e elaboração de estratégias de intervenção e práticas pedagógicas para as Unidades Escolares da Rede Municipal de Campos.


Por Kamilla Uhl: foto e texto

48 visualizações

Comments


bottom of page