Educação promove cursos sobre Ensino Híbrido Seguro

As palestras e cursos estão disponíveis no Portal PAE e no Canal do PAE no YouTube. O Manual Operacional do Ensino Híbrido também está acessível no portal educacional da Seduct

Foto: Reprodução


Desde os primeiros meses deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vem realizando uma série de cursos e webinários com orientações a respeito das medidas de biossegurança para profissionais da rede municipal de ensino, disponíveis também aos trabalhadores das escolas particulares. O objetivo é minimizar o risco de transmissão do coronavírus. Diversas palestras sobre os cuidados e critérios para adesão ao Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro também estão sendo oferecidas.


"O Programa Saúde na Escola (PSE), por exemplo, promoveu várias capacitações que estão disponíveis a toda comunidade escolar no YouTube do PAE (AQUI) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – AQUI – com palestrantes gabaritados como o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbell Kury; e a enfermeira sanitarista, Cláudia Lima, especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, mestra em Educação, MBA de Gerenciamento de Projetos e consultora da ONU Mulheres", afirmou o secretário da pasta, professor Marcelo Feres.

A coordenadora do PSE, Catia Mello, destacou que, para auxiliar as escolas das redes públicas e particular, a Seduct elaborou o Manual Operacional do Ensino Híbrido, que também está disponível no Portal PAE. O documento dispõe das regras específicas para que as unidades façam a adesão ao Plano do Ensino Híbrido Seguro.

"Um dos critérios diz respeito à Implantação da Comissão Pró-Saúde, responsável por acompanhar e avaliar, sob orientação das autoridades sanitárias locais e da Secretaria de Educação, o processo de retomada das aulas, verificando a aplicação das medidas sanitárias a serem utilizadas pelo alunos, professores e funcionários, e notificação aos órgãos de saúde locais em casos de irregularidades na utilização das medidas sanitárias e casos positivos de contração da Covid-19 entre alunos ou profissionais da educação", explicou Cátia.

Todas as dez unidades da rede municipal de ensino que estão no ensino híbrido já implantaram a Comissão, formada por pais e educadores. Antes do início das aulas híbridas, cada escola promoveu um treinamento dos professores e comunidade escolar. As escolas também foram orientadas a desenvolver ação periódica de capacitação para as famílias sobre o protocolo de saúde, com especial ênfase no engajamento colaborativo destes na orientação de seus familiares e na sua corresponsabilidade no sucesso dessas medidas.

Outro trabalho importante da Seduct está ligado à Diretoria de Supervisão Escolar, que acompanha o funcionamento das Instituições de ensino de educação infantil autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação periodicamente. A Diretoria faz a notificação ao Conselho para ações cabíveis, quando encontra descumprimento da legislação vigente. A Diretora do setor, Simone Campos Bianchi, acrescentou que os profissionais da Educação seguem visitando as escolas particulares, para verificar o cumprimento da deliberação do Conselho para autorização de funcionamento dessas unidades.

"As pedagogas ainda fazem estudo de regimento, estudo da proposta pedagógica, verificação de documento, de quantidade de aluno por sala de aula, durante o acompanhamento dos processos de autorização, funcionamento e encerramento da Educação Infantil nas instituições de ensino da rede privada. Esses processos ficam tramitando entre a Diretoria de Supervisão Escolar e o Conselho Municipal de Educação. São muitos processos e, ao mesmo tempo, a equipe também faz as visitas nas escolas particulares já autorizadas pelo Conselho", disse Simone.

Desde junho, as pedagogas do setor estão visitando as escolas particulares e fornecendo as orientações sobre o retorno ao Ensino Híbrido, conforme relatório apresentado pela Diretoria:

Junho:

Centro Educacional Infantil Bem Viver- 22/06

Criança Travessa- 07/06

Salesiano-15/06

João e Maria- 22/06

Pirlimpimpim-22/06

Externato Leopoldina -22/06

Bittencourt- 02/06

Centro Educacional Crespo-21/06

Externato Brasil- 15/06

CENSA-08/06

Pintando o Sete -16/06

Comecinho de Vida - 21/06

Nossa Senhora dos Anjos e Peter Pan - 23/06

Carrossel-Futuro Vip - 09/06

Julho:

Eucarístico- 13/07

Sunflower- 14/07

Escolinha monica feliz- 26/07

Centro Escola Riachuelo III- 02/07

Centro Educacional Rangel- 07/07

Agosto:

Centro Educacional Recomeçar- 25/08

Pica pau - 04/08

Anthero Nogueira - 03/08

Universo da Criança - 05/08

Sunflower - 02/08

Externato Liberato Simões - 04/08

Jardim de Infância Menino Jesus/Colégio Nossa Senhora da Conceição - 10/08

Pirlimpimpim - 04/08

Creche Escola Sagrada Família - 19/08

Centro Educacional São Geraldo - 26/08


Reportagem: Kamilla Uhl

3 visualizações