top of page

Efem garante formação continuada de profissionais de diversas áreas




A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), ligada à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), está com vários cursos e capacitações com inscrições abertas e temas variados para atender às necessidades de aprendizagem dos educadores. Na próxima semana, gestores, pedagogos, auxiliares, instrutores e professores, poderão participar do curso “Scratch na sala de aula - projetos criativos e estratégicos”, que vai ser realizado nos dias 20 e 27, de 18h às 20h, com carga horária de 6h.


De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, a Efem está garantido a política de a formação continuada e valorização profissional dos servidores da Educação. “Os cursos estão sendo realizados na sede da Efem, situada à Avenida Alberto Torres, 174, Centro”, afirmou Marcelo.


Os profissionais que desejam obter conhecimentos acerca de arquivamento de documentos podem se inscrever no curso “Gestão de documentos públicos e arquivamento”, que vai ser realizado nos dias 22 e 29, das 15h às 17h, com carga horária de 4h. Neste caso, o público-alvo são gestores, auxiliares de secretaria e integrantes dos departamentos da Seduct.


E para quem tem dúvidas sobre transformar ideias em projetos, não pode perder o curso “Como inscrever minhas experiências em projetos?”. Essa formação acontecerá nos dias 25, das 10h às 12h ou 14h às 16h, com carga horária de 3h. Podem participar diretores, diretores adjuntos, pedagogas, Psps, Professores do Ensino Fundamental I e Fundamental II. A formação vai ser ministrada pelo professor Diogo Jordão, vencedor do prêmio Educador Nota 10, com o projeto “Nos trilhos da democracia”.





Finalizando o mês de setembro, dia 28, diretores, diretores adjuntos, pedagogas e PSPs poderão participar do curso “Nomenclaturas de inclusão: Um diálogo acessível”, das 15h às 17h, com carga horária de 6h.


Em outubro, o primeiro curso acontece dia 4. “Racismo e Adoecimento psíquico nas juventudes negras”, ministrado pelo psicólogo e especialista em Direitos Humanos, Miguel Alvarenga Ribeiro, é voltado para diretores, diretores adjuntos, pedagogas, Psps, Professores do Ensino Fundamental I, Fundamental II e EJA.




De acordo com a coordenadora da Efem, Talita Ernesto, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, está programada a capacitação “Práticas de letramento e alfabetização” para docentes do Pré III e Pré II. “Práticas Integradas de Letramento e Alfabetização” oferece ambientação à rotina alfabetizadora nas práticas de Letramento em Língua Portuguesa e Matemática e vai acontecer nos dias 23 e 24, em dois horários 8h ou 13h, sendo possível escolher qual o melhor horário se adequa a cada educador.


“Ainda no dia 24, e fechando o mês de outubro, vai ser realizado o curso “Ambientando a rotina alfabetizadora nas práticas de Letramento em Língua Portuguesa e Matemática”. O público alvo são professores do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais”, explicou Talita.


As inscrições podem ser feitas AQUI.




25 visualizações

Commentaires


bottom of page