top of page

Efem realiza cursos voltados à inclusão

 

Na próxima quarta-feira (29) gestores e gestores adjuntos, acompanhantes, auxiliares de secretaria, inspetores, professores, pedagogos, auxiliares de turma, cuidadores e mediadores da Rede Municipal vão participar do 2º encontro do curso de Letramento Racial, realizado pela Escola de Formação de Educadores (Efem). O primeiro encontro foi feito nessa quinta-feira (22) e o objetivo é a conscientização sobre as questões que envolvem o racismo e desenvolver a cidadania nos alunos.

 

A formação é ministrada pela Coordenadora estadual de Formação Política do MNU-RJ, Mestra em Desenvolvimento Regional Ambiente e Políticas Públicas, Mannu Ramos, e convidados. Para receber carga horária total da formação o inscrito deve estar presente no mínimo em 75% do curso.  Após o dia 29, a capacitação continua nos dias 5 de junho, de forma presencial e na Subsecretaria de Igualdade Racial, no dia 12, na sede da Efem e no dia 26 de junho mais uma vez na Subsecretaria de Igualdade Racial

 

De acordo com a coordenadora da Efem, Talita Ernesto, outro curso importante quando se fala em capacitação de educadores a respeito de inclusão em suas diversas nuances é o de Práticas inclusivas na rotina escolar: Superando desafios, que será ministrado no dia 7 de junho, às 15h, na sede da Efem. A capacitação acontece em parceria com a Coordenação de Ciências Humanas e fica por conta da professora de Recursos da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Aline Alves Garcia. O público alvo são professores da área de Ciências Humanas.

 

“É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também oferecer ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais", concluiu Talita.


Texto: Mariane Pessanha

Foto: César Rasec


144 visualizações

Comments


bottom of page