Efem realiza mais uma capacitação sobre tecnologia digital




Dando sequência ao ciclo de palestras que acontecem toda semana, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), realizou na noite desta quinta-feira (3), a capacitação “Se caiu na rede pode ser pedagógico: as Tecnologias Digitais sob uma perspectiva colaborativa”. A palestra foi ministrada pela professora e mestra Rackel Peralva Menezes Vasconcellos e está disponível no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no Youtube.


Foram contemplados educadores das redes pública e privada de Campos e municípios vizinhos. Rackel Peralva ressaltou que os participantes puderam assimilar que as Tecnologias Digitais, há muito tempo, deixaram de ser somente um plus no ambiente educacional.


“A comunidade escolar vem tendo que lidar com a presença do celular e do universo das redes sociais quase como um inimigo do processo ensino aprendizagem. Já é sabido que não é possível ignorar a presença e influência do campo virtual na vida do aluno. Para tanto, se faz necessário usar esses artifícios a favor da educação. Essa palestra visa trazer práticas educacionais cabíveis tendo como ferramenta o aparelho celular e as redes sociais”, disse a professora.


Na próxima quinta-feira (10), a professora e mestra Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia vai falar sobre “Google Sites como ferramenta para aprendizagem colaborativa”. Ela explica que o Google Sites é uma ferramenta gratuita e de fácil utilização, sem a necessidade de conhecimentos de informática ou programação, mas que favorece a aprendizagem colaborativa.


“Esse tipo de aprendizagem oportuniza desenvolver habilidades cognitivas e sociais muito importantes para a construção do pensamento crítico e de uma postura ética frente à sociedade da informação. Nesta proposta, haverá uma fundamentação teórica, mas com exemplos práticos e ideias de como oportunizar aos estudantes um aprendizado ativo, para além do uso expositivo das tecnologias, com uma abordagem voltada à promoção do trabalho colaborativo pelo professor”, resume.



Desde o início de outubro a Seduct tem realizado diversas palestras através do “Programa de Formação Letramento e Alfabetização Digital”, em parceria com a Efem. Ao todo, serão 10 palestras que tiveram início no mês passado e irão encerrar em dezembro.



Coordenadora da Efem, Talita Ernesto conta que o objetivo é proporcionar conhecimento, aprimoramento e crescimento profissional aos educadores, abordando temáticas da linha de “Alfabetização e Letramento Digital”.


“Toda quinta-feira nós temos uma formação voltada para a Tecnologia, que faz parte de um programa formativo que elaboramos e vai ao encontro do decreto do Ministério da Educação que fala sobre as Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no qual as escolas precisam trabalhar com computação e a gente já se antecipou e vem nessa linha de trabalhar a competência digital do professor para que ele seja capaz de desenvolver na prática essas habilidades dos alunos. São várias temáticas voltadas para esse eixo. Tem certificação e os professores são mestres de nossas universidades. Vale muito à pena participar”, diz Talita.

34 visualizações