top of page

Efem realiza mais uma semana de cursos para professores municipais



A Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) está garantindo mais uma série de capacitações nesta semana. Na quinta-feira (1), vai acontecer a capacitação "Atividades Desplugadas - Uma abordagem sobre as atividades do 2° bimestre", na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, no Centro, voltada para professores do projeto de computação. A palestrante será a engenheira ambiental, química e pós-graduada em educação ambiental, Natália Sobrinho. Três horários foram disponibilizados: 9h, 14h ou 18h.

Na segunda-feira (29) aconteceu a "Formação de Matemática - SAEB na prática" para professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Orientadores Pedagógicos. O curso foi ministrado pela professora de Matemática da Rede Pública e Privada, Fernanda de Freitas Ribeiro. Ela é graduada em Matemática com especialização em Educação Matemática.


Na área de Robótica, professores que atuam na Educação Infantil, laboratórios de tecnologias digitais e projeto Estação Educação participaram na terça-feira (30) e quarta-feira (31) do curso “Formação de Robótica Lab Mais”. A capacitação aconteceu em três períodos, manhã, tarde e noite. Os professores puderam escolher o polo mais próximo de sua residência.


O evento teve carga horária de 4 horas cada, totalizando 8 horas de formação. As escolas polos são: Presidente Castelo Branco, na Pecuária; José do Patrocínio, na Penha; Frederico Paes Barbosa, Guarus, e Manoel Coelho, em Goitacazes. A Cidade da Criança é específica para professores que atuam nos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Robótica e Projeto Estação Educação.


O curso de Robótica foi ministrado pela empresa Brink Mobil do Paraná. A coordenadora da instituição, Silvana do Rocio Zilli, foi uma das palestrantes. Ela é formadora e coordenadora do projeto de robótica educacional na empresa, graduada em Bacharelado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui especialização em Informática na Educação pela mesma instituição.


Silvana também é graduanda em Pedagogia e está fazendo especialização em Inovação e Tecnologias na Educação. Mestre em Engenharia da Produção - Mídia e Conhecimento com ênfase em tecnologia educacional, cujo projeto de pesquisa foi Robótica Educacional. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Tecnologia Educacional. Tem experiência na capacitação de professores da rede pública e particular. Presta consultoria educacional para instituições públicas e privadas na área de Tecnologia Educacional. E é autora de livros didáticos em robótica educacional.



MAIS CAPACITAÇÕES


Na próxima semana, dia 5, tem o curso "Intervenção e potencialização do desempenho cognitivo e comportamental de crianças autistas", direcionado a educadores da Rede municipal, a capacitação continua no dia 12 de junho, das 8h30 às 11h30. Em breve, será disponibilizada a capacitação "Ensinar Matemática por meio da resolução de problemas". A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto falou sobre a importância das capacitações.


"Todos os nossos cursos estão sendo ministrados por profissionais renomados e especializados nos temas propostos. É preciso que os educadores entendam que a formação continuada é urgente e dá a chance ao professor de aprender, praticar, refletir sobre esta prática, possibilitando transformar seus conhecimentos. E também ofertar ao aluno uma educação emancipada, de análise e posicionamento crítico frente às demandas sociais" , concluiu Talita.

Clique aqui e faça sua inscrição

70 visualizações
bottom of page