top of page

EJA amplia atendimentos para mais três localidades



Uma boa notícia para quem não conseguiu concluir os estudos dentro do cronograma e deseja voltar para a sala de aula. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta agora com três novas unidades inseridas na modalidade, a Escola Municipal Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro, situada em Santa Cruz; A E.M Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré e a E.M Ambrósio de Souza, em Serrinha.

A coordenadora da EJA, Greice Souza, disse que essas novas unidades chegam para expandir ainda mais o leque de oportunidades para estudantes da EJA que moram nas localidades mais afastadas do Centro. A partir de agora, subiu para 24 o número de escolas que oferecem a modalidade a cerca de mil estudantes. Os interessados podem procurar a unidade mais próxima de casa, com todos os documentos pessoais e a declaração da escola da última formação.

“A EJA é uma modalidade cíclica. Quando a gente conclui a alfabetização desses alunos na localidade, mudamos para outra que ainda não ofereça esse tipo de ensino. Buscamos formar e informar os estudantes e, agora, com essas novas unidades, podemos alcançar moradores de Serrinha, Dores de Macabu, Santa Cruz, Fazenda Grande, Itereré, entre outras. O público da EJA é diferenciado porque são pessoas que geralmente estão fora das salas de aula há muito tempo, e isso requer um cuidado maior e, além disso, há os que trabalham durante o dia e chegam cansados, necessitando de um estímulo a mais para que possam se concentrar no conteúdo. Para isso, oferecemos cursos como os de empreendedores, para que eles possam ainda ter uma renda extra e possam se dedicar com mais afinco aos estudos”, disse Greice.

Gestora da E.M Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro, Shayene Lessa Lopes, explica que o seu desejo de abrir a turma nasceu quando em vários momentos os pais ou responsáveis das crianças precisavam assinar documentos dos alunos e acabavam falando que não eram alfabetizados e precisavam “fichar” os papeis.

“Na maioria dos casos eles precisaram parar de estudar para trabalhar muito cedo e não conseguiram voltar. Sempre deixo claro para eles, como um estímulo, que o objetivo principal da educação é a conscientização e a transformação da vida dos indivíduos. Aqueles que buscam ampliar e aprimorar seus conhecimentos na EJA desejam uma vida melhor e um futuro diferente para suas famílias”, comentou a gestora.



Na Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, a aluna mais idosa é Maria Nilça Pereira da Silva, 83 anos. Ela quer aprender a ler para estudar a Bíblia. A gestora da unidade, Adriana Martins de Matos, conta que já atuou em escolas com Ensino de Jovens e Adultos e reconheceu a necessidade de alguns pais em retomar os estudos.


“É gratificante como eles se empenham e realmente buscam o saber, reconhecem que terão oportunidades de melhores condições no mercado de trabalho. Aqui, não são apenas pessoas em busca do saber, são pessoas especiais que são respeitadas pelas suas histórias de vida. Essa é a grande diferença, pois aprendemos muito com eles", finalizou Adriana.

UNIDADES ESCOLARES COM EJA


Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio - Travessão

Escola Municipal Jardim de Infância Alva Doralice Ribeiro de Castro – Santa Cruz

Escola Municipal Amaro Prata Tavares - Centro

Escola Municipal Ambrósio de Souza - Serrinha

Escola Municipal Carlos Chagas - Travessão

Escola Municipal Centro Educacional 29 de Maio - Pecuária

Escola Municipal CIEP Brizolão 269 Francisco Portela - Tocos

Escola Municipal Custódio Generoso Vieira – Parque Prazeres

Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas – Tocos

Escola Municipal Doutor Luiz Sobral 1 - Jardim Carioca

Escola Municipal Farol de São Tomé - Farol de São Tomé

Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto Parque Tamandaré

Escola Municipal Francisco de Assis – Matadouro

Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz - Parque Cidade Luz

Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo - Morro do Coco

Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva – Parque Presidente Vargas

Escola Municipal Manoel Coelho - Goitacazes

Escola Municipal Maria Lúcia - Turf Club

Escola Municipal Mário Barroso - Ururaí

Escola Municipal Pequeno Jornaleiro – Centro

Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva - Parque Santa Rosa

Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa - Calabouço

Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros - Jockey Club

Escola Municipal Santa Terezinha – Baixa Grande

145 visualizações

Comments


bottom of page