top of page

Em Brasília, Campos recebe oficialmente Selo Município Amigo da Família





Em cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Família, Campos recebeu, oficialmente, o Selo Município Amigo da Família – Edição 2022 - do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O evento aconteceu nesta quinta-feira (8) no Auditório do MMFDH, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Catia Mello, representou o prefeito Wladimir Garotinho e o secretário da pasta, Marcelo Feres, na certificação.


A solenidade contou com a participação da titular do MMFDH, Cristiane Britto; da secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, e de todos os secretários nacionais da pasta, além de prefeitos, gestores estaduais, senadores, deputados federais e o embaixador da Hungria no Brasil, Zoltán Szentgyörgyi. O encontro foi transmitido para todo o Brasil pelas redes sociais do Ministério dos Direitos Humanos. Acesse aqui


O evento também promoveu a apresentação do Relatório Parcial do Plano de Ações da Estratégia Nacional de Fortalecimento de Vínculos Familiares e o lançamento do curso EAD “A família nas políticas públicas”. Na ocasião, foi apresentada, ainda, uma série de ações do governo federal para o fortalecimento de vínculos familiares.


"Estou extremamente honrada e emocionada em representar nosso município nesta agenda emblemática. Parabéns à gestão do prefeito Wladimir Garotinho, que através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, tem incentivado o fomento de políticas públicas que visam fortalecer os vínculos familiares em nosso município", afirmou Catia.


Cristiane Britto afirmou que o Brasil reconhece a família como a base da sociedade. “É a célula mater que merece proteção e atenção especial do estado. Acreditamos que investir na família é uma medida indispensável para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. O fortalecimento de vínculos é o meio sólido de contribuir para a saúde física e mental dos membros da família. Por isso, mantemos a família no centro de toda e cada política pública, pois defendemos os direitos humanos para todas as pessoas”, disse.


Ângela agradeceu a presença dos municípios e a oportunidade de ajudar a defender a família. “Eu poderia falar sobre mil razões para investir na família, mas vou destacar uma: o fortalecimento dos vínculos. O que mais o ser humano quer na vida é ser amado e respeitado, pois assim ele cresce seguro e confiante. E a Secretaria Nacional da Família ajudou a construir pontes e famílias mais fortes”, destacou.




SELO


A Portaria Nº 2.466, de 21 de novembro de 2022, com a lista dos municípios aprovados para a concessão do Selo, foi publicada pelo Governo Federal, no Diário Oficial da União, no dia 22 de novembro. Trata-se de uma certificação concedida pela Secretaria Nacional da Família, ligada ao MMFDH, que reconhece e dá publicidade em nível nacional aos municípios brasileiros que adotem políticas públicas familiares, de forma transversal e subsidiária, para fortalecer os vínculos familiares e promover os direitos e a proteção social das famílias residentes em seu território,


Campos foi contemplada em razão de um sério trabalho de excelência realizado na rede municipal de ensino, e foi pioneira na implantação do Programa Família na Escola (PFE) em todo o país. O prefeito Wladimir Garotinho e a secretária Ângela Gandra lançaram-no, oficialmente, em outubro do ano passado e cerca de 160 famílias foram beneficiadas. O projeto é desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE).


Voltado aos profissionais de educação e famílias de crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais, o programa visa promover a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.


“Esse programa resgata o olhar da família e promove a interlocução da família e da população com o poder público. Inserir as famílias nesse acompanhamento é um grande passo e vamos colher excelentes frutos dessa intersetorialidade. É uma honra saber que nossa Secretaria vem servindo de referência para todo o país. Esse Selo representa o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, disse Marcelo.

69 visualizações

Comments


bottom of page