Empresa participante do Projeto Startup Campos é certificada pela Green Latin America





T&D conquistou 1º lugar no prêmio Startups Green Rio




O município de Campos tem investido fortemente no desenvolvimento do empreendedorismo. Uma prova disso é o projeto de Startups que tem despertado o desejo de empreender em muitas pessoas. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e tem gerado bons frutos. Um deles é a premiação de uma das empresas incubadas na TEC Campos, parceria do projeto, a T&D Sustentável. A empresa recebeu, recentemente, um certificado de premiação pela Green Latin America, ficando em 1º lugar no prêmio Startups Green Rio.


A T&D Sustentável foi fundada em 2018, iniciando suas atividades com o foco na prestação de serviços voltada para a redução do consumo de água, criando o Sistema de Economia de Água (SEA). Gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, falou da importância do projeto de Startups no município e de sua ampliação em âmbito nacional.


“Foi uma grande estratégia ampliarmos o programa Startup Campos, não somente para empresas e propostas locais, mas também abrir para o Brasil todo, na intenção de aproximar startups mais amadurecidas, que já estejam em estágios mais avançados e que pudesse gerar esses networkings com as que estão iniciando, fazendo essa troca, esse aprendizado, onde as menores vão se inspirando nas maiores para poder identificar suas potencialidades. Essa maturidade adquirida de uns para que possa realmente passar para outros. Que fique o exemplo, a inspiração. O programa de startup Campos proporciona isso, onde a gente possa atrair grandes empresas para a nossa região trazendo benefícios com seus produtos e serviços e inspirando demais empresas a seguir seus caminhos”, disse.


CEO e fundador da T&D, Camillo Torquato, disse que essa premiação consiste na Startup Destaque da Green Rio. A Grenn Rio é uma das maiores feiras de sustentabilidade e bioeconomia do mundo, com bastante renome e participação de diversas embaixadas. “Fomos selecionados dentre dezenas de startups para apresentarmos nossas soluções na feira, e conseguimos ficar no primeiro lugar. A feira é apresentada simultaneamente em outros países como Alemanha, entre outros”, acrescentou Camillo.


Camillo também citou que a TEC Campos faz parte da empresa desde que ela tinha um ano e a busca pela incubadora aconteceu pela necessidade de aprendizado em gestão e empreendedorismo. “Fiquei sabendo através de um dos mentores da TEC, o Luiz Gustavo, sobre o programa ainda quando estávamos no Startup Macaé, e logo nos inscrevemos e temos um laço forte até os dias atuais. Estamos participando inclusive com outra empresa nossa, uma spin off da T&D que está também sendo incubada na TEC”, ressalta Camillo.


Co-CEO e Co-fundador da T&D, Pedro Vitalli ressaltou a importância do município de fomentar o empreendedorismo e o apoio às empresas. “É muito confortante saber que existem pessoas realmente engajadas com o desenvolvimento da nossa região, e da sociedade como um todo. Tanto eu quanto Camillo somos de outros estados. Chegamos aqui sem conhecer ninguém. E, por diversas vezes, tivemos apoio de organizações como a TEC Campos. Primeiro pelo conhecimento passado. E principalmente pelas pessoas que conhecemos. No fundo se trata disso, de ter a certeza que existem pessoas que tem como propósito de vida fazer nossa região melhor. A equipe é muito engajada. Sempre nos empurram para frente. Nossa gestão de tempo melhora, nosso conhecimento aumenta, nosso networking cresce. Tudo flui”, disse Pedro.


COMO SURGIU


O projeto teve início a partir das ideias dos amigos, Camillo Torquato e Pedro Vitali, os quais iniciaram atividades com foco na prestação de serviços voltados à redução do consumo de água em Macaé/RJ. Juntos eles criaram o SEA, Sistema de Economia de Água e, ao longo do tempo, especializaram-se em desenvolver tecnologias próprias que possibilitam grande economia de água, consequente redução de gastos financeiros e contribuições significativas para a sustentabilidade.


Com início oficial em 21 de março de 2018, a T&D Sustentável alcançou resultados que superaram as expectativas. A economia foi de cerca de 9 milhões de litros de água em apenas 12 meses em seu primeiro cliente. Com resultados tão surpreendentes, foram surgindo muitos novos possíveis clientes e também interessados em atuar como representantes da marca. Em 2019 surgiram as primeiras unidades franqueadas em Fortaleza e Salvador. Sendo utilizadas como validação do sistema de expansão da marca.


No início de 2019, foram implantadas novas unidades na Região Serrana do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e mais três unidades no Rio. Na mesma época, um grande divisor de águas aconteceu na história da empresa com a aprovação em seu primeiro programa de aceleração de startups, o Startup Macaé. Na ocasião, a T&D conquistou uma importante parceria que traria inúmeros benefícios para a empresa: o Sebrae. O passo seguinte foi a participação no programa de aceleração TEC Campos, incubadora Norte-Fluminense que capacita fortemente empreendedores nas mais diversas áreas.

59 visualizações