top of page

Encontro Intermunicipal de Secretários Municipais de Educação Norte e Noroeste Fluminense em Cambuci





O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou nesta quarta-feira (28) do Encontro Intermunicipal de Secretários Municipais de Educação Norte e Noroeste Fluminense, em Cambuci. Ele estava acompanhado da diretora pedagógica Tânia Alberto e da assessora técnica, Catia Mello. Entre os assuntos discutidos estão a Educação em Tempo Integral e como foi o passo a passo de implantação no município e, ainda, a Educação Especial Inclusiva, com uma apresentação do funcionamento do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado.


Durante o encontro foi feito também a formalização do Termo de Adesão de cada município que compõe a região Norte/Noroeste Fluminense do Plano de Atividades da Cátedra da USP, para que o Titular da Cátedra Sergio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), professor Mozart Neves, possa elaborar um Plano de Trabalho Individualizado de Redução da Desigualdade Educacional por território.


A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos. Atualmente, concentra seus trabalhos na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em municípios de várias regiões do Brasil.





Ao todo, 13 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense enviaram representantes para o Encontro, entre eles, Italva; Santo Antônio de Pádua, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana e Cardoso Moreira. Estavam presentes ainda a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Cambuci: Ana Lúcia Terra; o Presidente da Undime RJ, Osório Figueiredo e o Presidente da Câmara de Cambuci, Murillo Silva Defanti.


Em junho do ano passado, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, assumiu a função de coordenador regional no Norte e Noroeste Fluminense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ) para o biênio 2023-2025, e também o papel de suplente do Conselho Fiscal do órgão. A eleição aconteceu durante o 76º Fórum Estadual Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação, no município de Armação de Búzios.


“É um grande prazer ver que a nossa Undime Regional está se fortalecendo com esse trabalho positivo que começamos ano passado, e, principalmente, saber que tudo que planejamos, que é manter uma rotina de encontros presenciais e on-line está se materializando. Nós tivemos o primeiro encontro presencial em Campos e a cada encontro vamos discutindo o que nos aflige, aquilo que temos práticas diversas. Poder contar com o Osório Figueiredo é uma forma de justificar que a Undime regional está funcionando bem. Quando tivemos o encontro em Campos o professor Mozart participou e mencionou um projeto da Cátedra e conhecemos um pouco dessa ação que visa reduzir as diferenças entre a Educação nos municípios e promover ações de capacitação para professores, gestores, e, principalmente, promover a busca de indicadores que é um instrumento fundamental para que a gente tenha condição de saber onde estamos e para onde vamos. Este ano teremos, em breve, o resultado do Ideb e isso é essencial para sabermos como está nossa Educação. É importante destacar que há questões que são muito específicas de cada escola, cada município e as que são semelhantes enquanto Rede e que nos permite estarmos atualizados. Acho esse encontro muito importante e enriquecedor. Temos aqui 14 municípios, uma grande representatividade, o que é muito bom porque evidencia que estamos tratando a Educação como prioridade e é assim que vamos avançar ainda mais na nossa região”, diz Marcelo.




MOBILIZAÇÃO


A Undime visa articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade. Fazer parte da coordenação regional significa ter a oportunidade de promover ações e políticas públicas de integração educacional e dar voz aos nossos educadores dos diversos municípios da região, visando ao fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados”, disse o secretário.

O presidente da Undime-RJ também reforçou a importância do Encontro. “Esse encontro demonstra que o Norte Noroeste está organizado e a Undime atuando plenamente . Parabéns pelo trabalho que estão desenvolvendo e vamos à luta. Que Deus nos proteja e nos encaminhe nessa trajetória”, finalizou. 


INTEGRAÇÃO


Em novembro do ano passado, o município de Campos sediou o Encontro Intermunicipal dos secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). O encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre os municípios, buscando o compartilhamento das boas práticas e a troca de experiências, principalmente frente aos desafios. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos (Seduct), com apoio dos secretários da região.



MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:


Campos dos Goytacazes

Italva

Santo Antônio de Pádua

São José de Ubá

Miracema 

Bom Jesus do Itabapoana

Cardoso Moreira 

Laje do Muriaé 

Natividade

Aperibé 

Itaperuna

Itaocara

Quissamã


17 visualizações

Comments


bottom of page