Ensino Híbrido em 70 unidades escolares da rede municipal de ensino

A Prefeitura antecipou o prazo estabelecido, que terminaria no final do mês de novembro. Na semana passada, as 13 unidades últimas unidades previstas para este ano ingressaram na modalidade

Foto: Divulgação / Seduct


Em cumprimento ao acordo firmado com o Ministério Público, por meio Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) ativou o ensino híbrido em 70 unidades escolares da rede municipal de ensino (veja ao final da matéria). A Prefeitura antecipou o prazo estabelecido, que terminaria no final do mês de novembro. Na semana passada, as 13 unidades últimas unidades previstas para este ano ingressaram na modalidade.

“Conforme acordo, também estamos ampliando o horário de funcionamento das unidades escolares atualmente já reabertas. Para o próximo ano, estamos trabalhando para reabrir a totalidade das unidades municipais em modelo híbrido ou, caso o cenário epidemiológico permita, em formato integralmente presencial”, disse o secretário de Educação, Marcelo Feres.


Novas unidades estão sendo preparadas para o ano letivo de 2022. A Secretaria realizou o pregão para contratação de empresa especializada em manutenção. No entanto, as empresas que venceram o processo licitatório foram desclassificadas por não terem apresentado toda a documentação exigida para assinatura do contrato, conforme edital publicado no Diário Oficial do município. Essa desclassificação atrasou o processo, que visa a manutenção preventiva (periódica) e corretiva predial tanto em imóveis próprios quanto alugados.

“Nesta semana, a Prefeitura promoveu uma reunião com as empresas que participaram do processo e os segundos colocados de cada uma das cinco regiões estão sendo convocados para apresentação de documentos”, explicou o secretário.

A Seduct e a Secretaria Municipal de Saúde implantaram um sistema de retrovigilância nas unidades escolares do Ensino Híbrido Seguro, que consiste no acompanhamento de casos suspeitos de Covid dentro da escola. Por meio de atuação da equipe de enfermagem sentinela do PSE, é feito o monitoramento junto aos gestores. “Em caso de adoecimento do aluno ou do profissional da unidade escolar, ele será referenciado para a unidade de saúde mais próxima da escola”, explicou Catia Mello, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

Além disso, os dois órgãos inauguraram o novo polo de testagem contra covid-19 na sede da Secretaria de Educação, visando descentralizar o serviço na cidade. O polo atende, exclusivamente, os profissionais e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Os atendimentos acontecem com agendamento prévio, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h; e às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h.


Confira as unidades do Ensino Híbrido:

E.M. Branca Peçanha Ferreira

EM Custódio Siqueira

EM Dr Getúlio Vargas

EM Frederico Paes Barbosa

EM Prisco de Almeida

CIEP Wilson Batista

CE Parque Imperial

CE João Perdecene Neto

CE João Siqueira dos Santos

CE Penha

Creche Irmã Dulce

Monteiro Lobato

Professora Ruth Chagas Manhães

Benedito Alves Barreto

Prof. Walter Siqueira Manhães

Lídia Leitão de Albernaz

Helena Machado de Oliveira

Leandro de Souza Gomes

Ponta da Palha

EM Profª. Eunícia Ferreira da Silva

Glicério Carlos Neto

CE 29 de Maio

Albertina Azeredo Venâncio

EM Profª. Áurea Simão

EM Conselheiro Josino

EM Clóvis Tavares

CE Dr Félix Miranda

Profª. Joelma Figueiredo de Souza

CE Salvador Rangel Lopes

CE Souza Mota

Lucia Caldas

EM Maria Queiroz de Oliveira

Amaro Prata Tavares

Jacques Richer

Augusto Machado Vianna

Luiz Gonzaga da Silva

EM Jardim de Infância Alva Doralice

Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira

Escola Municipal São João

Marlene Heinrique Alves

Manoel Ribeiro do Nascimento

Lions II

E.M APIC

Luis Carlos de Lacerda

Eloy Ornelas

Heitor Alves Barreto

João Carlos de Castro

Leopoldino Maria

Mário Barroso

João Borges Barreto

Santa Rita de Cássia

Pequeno Jornaleiro

Dom Antônio de Castro Mayer

E.M. Morangaba

Leôncio Pereira Gomes

C.E. Pq. Aurora

Prof. Darcy Ribeiro

Beira do Taí

Erivelton Junior

José de Souza Sodré

CIEP Arnaldo Rosa Vianna

Etelvira Martins Medeiros

Fazenda Chalita

Ignácio Corrêa dos Santos

Manoel Corrêa Gonçalves

Prof. Paulo Freire

Raymundo Soares Filho

Senador Tarcísio Miranda

Tarcílio Siqueira Cordeiro

Donana


Reportagem: Kamilla Uhl

73 visualizações