
Na próxima terça-feira (14) a Defesa Civil vai realizar um simulado com orientações sobre áreas de escape, com a evacuação do prédio, em situações de incêndio na Escola Municipal José do Patrocínio, situada no bairro da Penha. A ação acontece através de uma parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Subsecretaria de Educação.
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, major Edson Pessanha, nesta sexta-feira (10) vai ser realizada uma reunião com a direção da unidade escolar para que possa ser passado o protocolo da ação, as instruções de como a ação será feita e também para tirar dúvidas. A escola tem 1294 alunos e atende do Pré II ao 9º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais. O subsecretário explicou ainda que esse trabalho é uma exigência no estado, sendo realizado tanto na esfera estadual quanto municipal. Em novembro, acontece o Dia “D” para despertar nos gestores a conscientização sobre a necessidade de se prevenir em caso de sinistros.
“Toda semana a Defesa Civil vai até as unidades e faz um trabalho de conscientização para que a comunidade escolar saiba o que fazer em casos de incêndio, escapamento de gás, vendavais, ou qualquer outro tipo de sinistro. Até agora, já estivemos em 22 unidades, mas o objetivo é fazer esse trabalho em todas as escolas e creches do município. Na próxima semana vamos passar instruções sobre como fazer a formação de filas, como escolher um lugar para que todos possam permanecer até a chegada do socorro ou, em caso de invasão, para que a polícia possa entrar sabendo que todos estão em segurança em um espaço apropriado. Esse simulado é muito importante para que todos possam saber o que fazer e se manter calmos até a ajuda chegar”, diz o subsecretário.

Gestora da José do Patrocínio, Bárbara Maria Lemos Ferreira, disse que a Defesa Civil já realizou um trabalho preventivo na unidade com orientações sobre escape em caso de sinistros, mas o simulado será a primeira vez. “Acho esse trabalho extremamente importante porque sabendo o que cada um tem que fazer a gente se mantém calmo e tranquilo, em caso de uma situação de perigo. É bom também porque os pais se sentem seguros sabendo que estamos treinados para enfrentar esse tipo de adversidades”, disse a gestora.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM PLANOS DE ESCAPE ESCOLAR
EM Profª. Sebastiana Machado da Silva
EM (CIEP) Arnaldo Rosa Viana
EM José do Patrocínio
EM Doutor Luiz Sobral
EM Prisco de
EM Amaro Prata Tavares
EM Frederico Paes Barbosa Plano de Escape Escolar
EM Lídia Leitão de Albernaz
(CIEP 056) Custódio
EM (CIEP) Clóvis Tavares
EM Francisco de Assis
EM Donana
CIEP Professora Carmem Sylvia Carneiro
EM Albertina Azeredo
CIEP Francisco Portela
EM Gonçalo Francisco
EM Mário Barroso
EM Pequeno Jornaleiro
EM Lions I
EM Manoel Ribeiro do Nascimento
EM Prisco de Almeida
EM Ignácio Corrêa dos Santos
EM Ataíde Dias
EM Prisco de
EM Branca Peçanha Ferreira
EM Augusto Machado
EM Branca Peçanha
EM CEMSTIAC
EM Professora Wilmar Cava Barros