top of page

Escola da Penha vai receber simulado de evacuação da Defesa Civil na próxima semana


Na próxima terça-feira (14) a Defesa Civil vai realizar um simulado com orientações sobre áreas de escape, com a evacuação do prédio, em situações de incêndio na Escola Municipal José do Patrocínio, situada no bairro da Penha. A ação acontece através de uma parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), através da Subsecretaria de Educação.


De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, major Edson Pessanha, nesta sexta-feira (10) vai ser realizada uma reunião com a direção da unidade escolar para que possa ser passado o protocolo da ação, as instruções de como a ação será feita e também para tirar dúvidas. A escola tem 1294 alunos e atende do Pré II ao 9º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais. O subsecretário explicou ainda que esse trabalho é uma exigência no estado, sendo realizado tanto na esfera estadual quanto municipal. Em novembro, acontece o Dia “D” para despertar nos gestores a conscientização sobre a necessidade de se prevenir em caso de sinistros.


“Toda semana a Defesa Civil vai até as unidades e faz um trabalho de conscientização para que a comunidade escolar saiba o que fazer em casos de incêndio, escapamento de gás, vendavais, ou qualquer outro tipo de sinistro. Até agora, já estivemos em 22 unidades, mas o objetivo é fazer esse trabalho em todas as escolas e creches do município. Na próxima semana vamos passar instruções sobre como fazer a formação de filas, como escolher um lugar para que todos possam permanecer até a chegada do socorro ou, em caso de invasão, para que a polícia possa entrar sabendo que todos estão em segurança em um espaço apropriado. Esse simulado é muito importante para que todos possam saber o que fazer e se manter calmos até a ajuda chegar”, diz o subsecretário.



Gestora da José do Patrocínio, Bárbara Maria Lemos Ferreira, disse que a Defesa Civil já realizou um trabalho preventivo na unidade com orientações sobre escape em caso de sinistros, mas o simulado será a primeira vez. “Acho esse trabalho extremamente importante porque sabendo o que cada um tem que fazer a gente se mantém calmo e tranquilo, em caso de uma situação de perigo. É bom também porque os pais se sentem seguros sabendo que estamos treinados para enfrentar esse tipo de adversidades”, disse a gestora.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM PLANOS DE ESCAPE ESCOLAR


EM Profª. Sebastiana Machado da Silva

EM (CIEP) Arnaldo Rosa Viana

EM José do Patrocínio

EM Doutor Luiz Sobral

EM Prisco de

EM Amaro Prata Tavares

EM Frederico Paes Barbosa Plano de Escape Escolar

EM Lídia Leitão de Albernaz

(CIEP 056) Custódio

EM (CIEP) Clóvis Tavares

EM Francisco de Assis

EM Donana

CIEP Professora Carmem Sylvia Carneiro

EM Albertina Azeredo

CIEP Francisco Portela

EM Gonçalo Francisco

EM Mário Barroso

EM Pequeno Jornaleiro

EM Lions I

EM Manoel Ribeiro do Nascimento

EM Prisco de Almeida

EM Ignácio Corrêa dos Santos

EM Ataíde Dias

EM Prisco de

EM Branca Peçanha Ferreira

EM Augusto Machado

EM Branca Peçanha

EM CEMSTIAC

EM Professora Wilmar Cava Barros

52 visualizações

Comments


bottom of page