top of page

Escola de Dores de Macabu desenvolve Queimado Matemático




No próximo dia 6 de maio é comemorado o Dia da Matemática e, para comemorar a data, os professores da Escola Maria Antônia Pessanha Trindade, situada no Distrito de Dores de Macabu, realizaram uma atividade diferente. Os alunos participaram de uma aula interdisciplinar com os professores Marcilon Bezerra (Educação Física), Mateus de Souza e Murilo Souza (Matemática) e foram ao campo próximo da unidade escolar para uma partida de queimado matemático.


A atividade proposta pelo professor Murilo Souza teve por objetivo revisar uma das quatro operações básicas da matemática que é a multiplicação e ao mesmo tempo, integrar a prática da atividade física desenvolvida na disciplina de Educação Física. Murilo explica que foi proposto aos alunos um jogo diferente, que consistia em perguntar a tabuada aos alunos que eram ‘queimados’ na partida. À medida que iam jogando e iam sendo queimados, os professores de Matemática faziam uma pergunta, caso o aluno acertasse, continuava no jogo, caso contrário, saia. Assim, a equipe que ficasse com mais alunos ganharia o jogo.


"A aula interdisciplinar e a forma que foi proposta gerou uma expectativa e uma motivação para o estudo da tabuada nas turmas que participaram, 6º e 7º anos, pois acabou criando uma "disputa saudável" entre os alunos, com o intuito de todos saberem a tabuada para responderem na hora do jogo. Eles amaram a experiência, assim como os funcionários e a diretora que acompanharam a execução da atividade", declarou o professor Murilo Souza.




A diretora Sônia Maria Sardinha acompanhou a atividade para incentivar cada vez mais a prática da interdisciplinaridade na unidade escolar. Ela destacou que essas atividades vêm sendo comuns nesta unidade, tornando assim os conteúdos estudados mais relacionados com o cotidiano dos alunos, e facilitando o processo de ensino e aprendizagem.


"Essas aulas interdisciplinares enriqueceram muito o cotidiano de nossos alunos onde trabalham a interação e a diversidade. Os alunos adoram essas atividades pois reúnem um grupo maior de alunos em forma de "competição" e sempre valorizando a questão do respeito entre as equipes e ao próximo. Registro meu agradecimento a todos pelo belo trabalho e comprometimento desenvolvido no Maria Antônia”, finaliza a diretora.


Isabela da Cruz, aluna da turma 701, também comentou: "O queimado usou uma forma muito divertida e muito mais prática de aprendizagem envolvendo as três turmas, ajudando no convívio em grupo para ensinar trabalhar em equipe e ao mesmo tempo, relembrar a tabuada de multiplicação", finalizou.




141 visualizações
bottom of page