top of page

Escola de Quilombo realiza Café Literário e Encontros de Leitura



Utilizando a maleta de livros do projeto Biblioteca em Casa, a E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade, situada em Quilombo, tem realizado atividades culturais como Café Literário e encontros de leitura com os alunos. Esta semana, a escola realizou o “Café com História”, que teve como objetivo despertar nas crianças o gosto pelo aprendizado da disciplina e ainda mostrar que cada pessoa tem sua própria história.


A professora de História, Adriana de Azevedo, conta que o evento foi proposto pelos próprios alunos que escreveram suas experiências de vida. Eles pretendem escrever um livro com o material que foi criado pela turma. O trabalho foi realizado com os alunos do 7º ano. De acordo com Adriana, os trabalhos visam recuperar a defasagem no ensino aprendizado durante a pandemia, com materiais que despertam a atenção dos alunos.



“Uma das estratégias tem sido realizar momentos em que os alunos possam ter contatos práticos com a escrita, leitura e também desafios que envolvam a matemática dentro de um trabalho multidisciplinar. Nesse contexto, são desenvolvidos na escola atividades como encontros de leitura e cafés literários com os alunos do 6º ao 9º ano. Esse suporte do projeto Biblioteca em Casa é muito importante porque o material é riquíssimo.


A diretora da unidade, Sônia Maria Sardinha da Cruz, disse que além das atividades de História e Literatura, a escola também tem trabalhado a Matemática através de partidas de futebol e trabalhos de Robótica.


"Vale lembrar que todo o corpo docente da unidade escolar segue realizando seu trabalho de maneira significativa e comprometida com nossos alunos. Também temos realizado passeios e visitas a regiões quilombolas, como por exemplo, na localidade de Machadinha, em Quissamã, que é um local muito rico de histórias. Seguimos superando desafios com a visão a em uma educação de qualidade e estamos caminhando de braços abertos para proporcionar o melhor para nossos alunos”, conta a diretora.



98 visualizações
bottom of page