top of page

Escola de Farol realiza seminário valorizando as profissões da região


Um jeito diferente, inovador e divertido de falar sobre as profissões e, principalmente, dos trabalhadores que desempenham tarefas que são esquecidas por atuarem mais nos “bastidores”. Essa foi a forma que a Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol de São Tomé, encontrou para falar sobre o assunto com os alunos e valorizar as atividades desenvolvidas na região. 

 

Para a realização do projeto houve uma parceria com o Espaço de Tecnologias Digitais da unidade escolar, sob a coordenação da professora Ana Cláudia Peixoto. Neste espaço, os estudantes criaram uma apresentação, sobre algumas profissões locais, tais como: marisqueiras, pescadores, artesãs, plataformistas e camareiras.

 

O projeto foi idealizado pela professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Rita Lima e contou com a ajuda e parceria da professora do Espaço de Tecnologias Digitais, Ana Claudia Peixoto da Silva, e da professora de Robótica, Rosana Ribeiro. A ideia se transformou no Seminário “Profissões Locais - Farol de São Tomé”, que foi apresentado pelos alunos, utilizando a plataforma Canva, no auditório da escola, para os pais.



De acordo com Rita, os alunos se dividiram em grupos, realizaram pesquisas em sala de aula com o uso do Tablet, onde buscaram todas informações possíveis a respeito de cada profissional, sendo que dois estudantes gravaram inclusive uma entrevista.


“De posse das fotos, informações adquiridas através das pesquisas foram ao Laboratório de Tecnologias Digitais e colocaram as informações mais importantes sobre a pesquisa realizada no Canva. Lá, foram vários momentos para acrescentar informações e finalizar. Já no espaço de robótica conseguimos aliar as profissões ao projeto do espaço. Esse trabalho foi desenvolvido durante todo o mês de maio.”, explica Rita.


Para Ana Cláudia, a ideia foi muito importante para que os alunos pudessem saber mais sobre essas profissões. “Foi muito gratificante ver o empenho dos estudantes para a realização deste projeto cujo objetivo era valorizar os profissionais da nossa comunidade”, disse Ana Cláudia.



Por Mariane Pessanha - Fotos: Rita Lima e Rosana Ribeiro

 

117 visualizações

Comments


bottom of page