Escola de Formação de Educadores Municipais é tema do Programa Hora da Educação desta quarta






Toda quarta-feira, os profissionais da rede municipal de ensino e a população em geral têm a oportunidade de conhecerem os projetos, serviços e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O secretário da pasta, Marcelo Feres, promove lives semanais com diversas autoridades do país, secretários municipais, diretores e coordenadores da Seduct, para apresentar os avanços garantidos na rede. Nesta quarta (31), o bate-papo será com a coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita da Silva Ernesto, no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (Pae) no Youtube.



Ela é doutora e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), mestre em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção e graduada em Pedagogia. A proposta da Efem é promover o fortalecimento da Educação, através de ações de capacitação continuada, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.


“Esse projeto se soma a outras frentes de trabalho da Seduct para garantir a valorização dos nossos servidores. Temos cerca de 6 mil trabalhadores na Educação, sendo 5 mil professores, aproximadamente. Estamos ampliando as temáticas de formação para todas as áreas dos saberes e todos os segmentos da educação básica, com isso, os professores multiplicadores serão um braço no campo de atuação na escola de Formação", disse Feres.


Na próxima semana, a live receberá a diretora pedagógica da Secretaria, Tânia Alberto, que vai tratar do tema Recuperação da Aprendizagem. Ela é servidora pública, graduada em Pedagogia e Geografia, pós-graduada em Filosofia e em Ensino à Distância, mestre em Ensino de Ciências do Ambiente, e possui vasta experiência em Educação Básica e Superior.


Tânia e Marcelo vão conversar, ainda, sobre a avaliação diagnóstica aplicada pela Secretaria em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). São provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria, a previsão é para que os resultados sejam liberados em aproximadamente 15 dias. Cerca de 30 mil alunos da rede municipal de ensino fizeram as provas no mês de agosto.


O projeto Estação Educação foi o tema da semana passada. A convidada foi a coordenadora do projeto, Neidimar dos Santos Abreu. O projeto visa a gravação e edição de vídeos educacionais produzidos pelos departamentos, escolas e coordenações da Seduct. Ao todo, serão 13 salas-estúdios preparadas com 26 câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, nas unidades escolares selecionadas. Atualmente, há seis salas em funcionamento. Todas as lives do Hora da Educação estão salvas no Youtube do PAE.

36 visualizações