top of page

Escola de Morro do Coco vai sediar Semana da Educação para Diversidade




A Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, em Morro do Coco, vai sediar a I Semana da Educação para Diversidade e de Combate à Violência de Gênero e Racial (SED). O evento vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 29, de 9h às 20h. O objetivo é promover a valorização das ações pedagógicas de reconhecimento e valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena que foram desenvolvidas ao longo do ano e em especial neste mês Novembro Negro.


Além disso, a ação pretende promover integralmente as regiões educacionais, tornando as ações mais amplas e não isoladas, ou seja, promovidas apenas no âmbito escolar e sim, de forma regionalizada.


A abertura do evento vai ser feita às 9h, com oficinas de grafismo, Stencil afro-indígena (uma técnica de gravura de etnias indígenas e africanas), rap e rodas de conversa. Além disso, estão previstas apresentações de Capoeira, Maculelê e Roda de Samba. À noite vai ter jongo, com Neusinha da Hora, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EM Lulo Ferreira de Araújo e a comunidade escolar.


De acordo com o articulador da Educação das Relações Étnico-raciais, Educação Escolar Quilombola e Educação do Campo, Diego Santos, a Semana é um projeto piloto e a escolha do local se deu por ser um lugar rural e periférico, permitindo que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) possa valorizar as escolas também distantes do Centro da cidade.


O tema são os 20 anos da Lei 10.639/03, que alterou a lei 9394/96, a LDB, instituindo a obrigatoriedade do ensino e estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. E, posteriormente, pela 11.645/08, que inclui os Indígenas. Diego explicou que o evento deve acontecer anualmente, passando a ser inserido no calendário de atividades anuais das escolas e com ações desenvolvidas e monitoradas ao longo do ano.

ESCOLAS PARTICIPANTES DA SEMANA:


EM Lulo Ferreira de Araújo

E.M. Nossa Senhora da Conceição

E.M. Carlos Chagas

E.M. Ignácio Correa dos Santos

E.M. Albertina Azeredo Venâncio

E.M. Bartholomeu Lizandro

E.M. Nossa Senhora Aparecida

E.M. Conselheiro Josino

E.M. Eloy Ornelas

E.M Professora Eleonora da Silva



33 visualizações

Comentários


bottom of page