top of page

Escola de Tocos comemora avanço no IDEB: nota acima da média






A Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos, alcançou a nota 5.7 no Ideb 2021, ficando acima da média. Para comemorar o avanço, a unidade promoveu uma solenidade festiva, na manhã desta quarta-feira (28), com a participação de pais, professores e alunos. O evento contou com hasteamento de bandeiras e leitura de poesias, além da participação da subsecretária de Educação, Rita Abreu, e da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, que representaram o secretário Marcelo Feres.






Inaugurada em 2007, a Getúlio Vargas tem 686 alunos e atende do pré-1 ao 5º ano de escolaridade. Diretor da escola, Luiz Augusto Bernardo de Souza creditou o resultado à união pedagógica e docente, à presença das famílias na escola e ao comprometimento de todos.


"Não paramos por aqui. Pretendemos alcançar muito mais, contando com a ajuda das famílias, professores e alunos. É a conquista de todos, da nossa merendeira, que prepara com tanto carinho nossa comida, de quem deixa nossa escola limpa, quem cuida da portaria. A gente quer uma escola bonita, sim, mas nos preocupamos com um pedagógico forte e um ensino cada vez melhor e com mais qualidade", enfatizou o diretor.


A pedagoga, Flávia Pinto Rangel, trabalha na escola desde 2020, e diz que o grupo de professores é muito responsável, aberto a propostas com o máximo de zelo e responsabilidade. "Temos ainda o apoio da gestão que nos auxilia sempre, e ter alcançado essa meta é porque temos um trabalho de formiguinha, onde todos se empenham, os pais também nos ajudam muito. É o resultado de todo comprometimento da comunidade escolar".


Tamires Barreto tem três filhos na unidade. "Eles melhoraram muito depois que vieram estudar aqui. Sem dúvida, todos os professores e funcionários são muito comprometidos e isso se reflete nas crianças". Mãe de Edwards, 5 anos, Letícia Souza Gomes, disse que gosta muito da escola. "Os professores são muito dedicados e meu filho gosta muito de estudar aqui".




Rita Abreu falou da importância do índice alcançado. “Quero parabenizar a toda comunidade escolar pelo desempenho alcançado na nota do IDEB, este indicador avalia não só o resultado da avaliação feita pelo aluno, como também o fluxo escolar, indo ao encontro das propostas da nossa gestão municipal, que busca uma educação de qualidade. Portanto, todo investimento que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o apoio da Prefeitura nas mais diversas áreas, nos dá a certeza de que estamos avançando no caminho certo. Há muito ainda o que conquistar, mas nada é feito sem o cuidado e planejamento de toda nossa equipe técnica, liderada por nosso secretário Marcelo Feres, que além de definir metas, sabe como encontrou nossa Rede Municipal, como está e onde iremos juntos chegar. Parabéns a todos envolvidos".


Já Suzana da Hora destacou a qualidade do ensino. “O aumento da nota do IDEB é uma das metas do PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente). Mesmo com a pandemia, os nossos educadores se dedicaram a ensinar da melhor maneira possível. A Escola Municipal Getúlio Vargas mostrou que com trabalho árduo e profissionalismo é possível construir uma educação de qualidade", disse Suzana.




IDEB


Campos voltou a fazer parte da lista dos municípios brasileiros que possuem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, os resultados Ideb 2021 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Em 2020, Campos não coletou os dados preconizados pelo MEC, deixando a educação municipal sem referência, pela primeira vez, após 15 anos.


O novo IDEB de Campos referente aos anos iniciais é 4.7, superior ao último índice obtido em 2017 pelo município, que foi 4.6. Nos anos finais, a diferença é ainda maior: saltou de 3.5 em 2017 para 4.0 ano passado.



15 visualizações
bottom of page