Escola de Travessão celebra Bodas de Ouro e unidade de Farol completa 35 anos

A Escola Municipal João Batista de Azeredo, em Travessão, completou 50 anos e a Boda de Ouro foi comemorada com festa. E quem também comemorou aniversário foi a Escola Farol de São Tomé, que completou 35 anos este mês. O aniversário foi comemorado com uma missa em Ação de Graças, na igreja São Tomé e um baile de gala no Salão Stylus.
A diretora da João Batista de Azeredo, Elisangela Rangel Pinheiro, falou sobre um dos principais destaques da unidade e sua importância na comunidade escolar.
“Mais importante é a nossa vocação para atender os especiais fazendo a equidade, possibilitando que todos tenham a oportunidade de utilizar e participar de todas as atividades, mesmo frente a barreiras arquitetônicas e o nosso aluno ser do professor em sala, no pátio ele é de todos. Uma escola que veio de 2 salas e hoje com uma estrutura muito maior buscando atender o aluno com profissionais comprometidos com a educação como um todo”, disse Elisângela, acrescentando que a unidade tem 318 alunos e atende até o 5º Ano do Ensino Fundamental.
Já a Escola Farol de São Tomé atende a 550 alunos, do primeiro e segundo segmentos e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade funciona de 7h às 22h e conta atualmente com 80 servidores, entre professores e funcionários. O diretor Guilherme Alves Monteiro, destacou como primordial na escola a promoção de eventos que visam a aprendizagem e socialização dos alunos, a metodologia didática diversificada e a interação efetiva entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

“É gratificante para mim, como servidor público na área da Educação há 21 anos, sendo 9 como gestor dessa unidade, promover uma Educação de qualidade, com muito amor, comprometimento, dedicação e seriedade, servindo de referência para toda a Baixada Campista. Sabemos das dificuldades, mas a parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), representada pelo nosso Secretário de Educação, professor Marcelo Feres, tem nos proporcionado avanços significativos para o nosso cotidiano escolar. E ao prefeito Wladimir Garotinho, meu carinho, respeito e gratidão, pois com sensibilidade tem construído uma nova história no nosso município”, disse.
Guilherme citou ainda a reforma e ampliação da escola, realizada recentemente. “É uma realidade que muito nos alegra, pois, a possibilidade de novos recursos para os nossos alunos será enorme! Recebemos materiais para os laboratórios de Robótica, Ciências, brincar e Aprender, mobiliários diversos para as salas de aula e muito mais! A Educação que, sonhamos, hoje de fato se estabelece e se solidifica! Juntos, somos mais! Educação ilumina vidas", explicou.
A E.M.Farol de São Tomé, foi fundada em 12 de maio de 1988, na gestão da professora Maria Cenilda, que lutou pela projeção e concretização da unidade. “A ela devemos todo o reconhecimento, pelo que a escola é hoje. 35 anos, educando e formando gerações”, finalizou Guilherme.