top of page

Escola de Ururaí e PSE no combate à obesidade infantil




A Escola Municipal Mário Barroso, em Ururaí, recebeu nesta terça-feira (6) a visita do Programa Saúde na Escola (PSE). A equipe desenvolveu o projeto “Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil” tendo como público-alvo os alunos da unidade. Amanhã o PSE vai estar na E.M Doutor Luiz Sobral com o projeto “Construindo Valores nas Escolas” e ainda na Creche Irmã Dulce, com o projeto Educar para Transformar: Ensinando meus filhos a sorrir”.


A professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da E.M Mário Barroso, Valéria Alves de Morais, disse que a palestra realizada possibilitou a conscientização das crianças em relação ao respeito com a alimentação saudável e o que é importante consumir para o desenvolvimento deles, sobretudo para a parte cognitiva que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.


“Foi um momento enriquecedor pois os alunos interagiram, compreenderam a importância de se alimentar melhor e os malefícios que certos alimentos causam no organismo. É muito importante ter esses programas como o PSE porque fomentam conhecimentos que muitas vezes não são tão debatidos em sala de aula”, disse Valéria.


O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira disse que o projeto Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil está atrelado ao eixo/componente do PSE: Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil.


“A temática é abordada através de ações de Educação em Saúde. Dessa maneira, o programa acaba tendo um papel fundamental para estimular os alunos a consumir alimentos saudáveis e, consequentemente, adquirir hábitos satisfatórios como garantia de uma boa saúde. A transmissão de conceitos gerais sobre a importância da alimentação saudável e os seus benefícios pode encorajar as crianças a entender a relevância do consumo de uma variedade de alimentos”, concluiu.

A orientadora nutricional do projeto, Vivianne V. Lima Maciel, disse que o objetivo do projeto é, junto com a equipe escolar, ministrar palestras com demonstrações da quantidade de gordura e açúcar contidos nos alimentos de maior consumo pelas crianças. Além disso, são realizadas dinâmicas, distribuição de materiais informativos, teatro infantil, entre outras atividades lúdicas. “A interação de escola (professores e diretores), alunos e PSE tem sido muito benéfica para a mudança no comportamento nutricional infantil”, ressalta Viviane.


CRONOGRAMA SEMANAL DE AÇÕES DO PSE

05 de Junho / 2023–SEGUNDA

Reunião com coordenador e enfermagem do PSE para parcerias com a coordenação do curso de enfermagem do IFF

Local: IFF Guarus

Público alvo: Coordenação

Turno: Guarus

Projeto: Projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens

Local: EM Walter Siqueira

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã e Tarde

Projeto Tudo Bem Se Emocionar

Local: EM Ferroviário Jacy Barbeto

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

06 de Junho / 2023 –TERÇA

Projetos: A importância da Higiene na Saúde e Eu Digo Não: Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Local: EM Augusto Machado Viana

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

Projeto Crescer Saudável, Enfrentamento à Obesidade Infantil

Local: EM Mário Barroso

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

Vacinação Itinerante nas Creches

Local: CEM Glicério Carlos Neto

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã e Tarde

Projeto: Projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens

Local: EM Walter Siqueira

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

07 de Junho / 2023–QUARTA

Projeto Construindo Valores nas Escolas

Local: EM Dr Luiz Sobral

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

Projeto Educar para Transformar: Ensinando meus filhos a sorrir - SUBPAV/PSE/UNIFLU-FOC.

Local: CEM Irmã Dulce

Público alvo: Alunos

Turno: Manhã

62 visualizações
bottom of page