top of page

Escola de Ururaí vai participar de Encontro de Educação Ambiental na Reserva Caruara



Na próxima quarta-feira (13) alunos do 5º ano da Escola Municipal Pequeno Frederico, localizada em Ururaí, vão participar do Encontro de Educação Ambiental do CBH BPSI (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana), na reserva Caruara, em São João da Barra. Ao todo, seis municípios irão participar do evento. A unidade escolar vai fazer uma oficina com a Organização das Nações Unidas (ONU) e, no final, uma escola será premiada e vai ganhar brindes.


Coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental, Isis Vivório, contou que o objetivo é evidenciar as peculiaridades das microbacias que nutrem a calha principal do Rio Paraíba do Sul, na porção do seu último terço, mostrando-se um instrumento necessário e modificador, visando melhorar a relação do homem com a natureza. Além disso, o encontro tem como meta promover reflexões acerca dos problemas ambientais, mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável.


“É preciso manter a proteção com a mata ciliar, com os nossos rios, pois, desse modo, garantiremos a proteção das águas e do meio ambiente! Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos, com grande importância cultural, social e econômica, uma vez que a agricultura, a pecuária e as indústrias dependem da água para obterem seus produtos e a falta desse recurso gera graves consequências ambientais e sociais. Agradecemos aos parceiros que acreditam na importância desse trabalho como ferramenta de transformação socioambiental. A participação de todos foi essencial para o sucesso da ação, que transformará a realidade local da Unidade Escolar e da comunidade em relação ao rio, na qual todos sentirão pertencentes ao ambiente local e com vontade de mudança e transformação do espaço natural ao seu redor”, explicou a coordenadora.


Isis relatou, ainda, que a ideia surgiu durante um evento no dia 27 de Setembro do ano passado,  na E.M Pequeno Frederico, que marcou o início da parceria entre a  coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a diretoria da Escola, o Rotary Club São Salvador e o programa de Educação Ambiental da Região Hidrográfica IX,  que compreende o território do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.


“Nessa ação iniciamos a reposição da Mata Ciliar do Rio Ururaí e plantamos 30 árvores na sua margem para amenizar o assoreamento do Rio Ururaí, atenuação da erosão fluvial acelerada, a contenção do aporte de sedimentos/dejetos e a regularização de vazões ao longo dos cursos d'água, porque uma margem sem vegetação é desfeita facilmente pela ação da própria água do rio, que corre sem parar”, finalizou Isis.



A RESERVA


A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação, do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos.


Fotos: Isis Vivório

81 visualizações

Comments


bottom of page