top of page

Escola do Eldorado selecionada para Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências



A Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira, no Eldorado, foi selecionada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), através do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), para a participar do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS). O Estudo é organizado pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA) e o objetivo é avaliar a qualidade do ensino fundamental no Brasil comparado com mais de 60 países.


O Estudo é feito a partir da aplicação de um teste referente aos conhecimentos do conteúdo relacionado à matemática e ciências. A avaliação ocorre em todo o Brasil, entre os meses de agosto e setembro, sendo aplicada em formato eletrônico e sem a necessidade de conexão à Internet.


A gestora da EM Branca Peçanha, Neilce Falquer, explicou que a avaliação aconteceu em 2 turmas do 4° ano do Ensino Fundamental no último dia 5, sendo um turno da manhã e outra do turno da tarde, e com mais de 90% de adesão dos alunos.


“Com a adesão da escola ao estudo e sua participação, será possível compreender melhor o ensino e a aprendizagem nas escolas brasileiras a serem comparadas com as escolas dos outros países participantes”, disse a gestora, lembrando que unidade tem cerca de mil alunos e atende do Pré-II ao 5º ano do Ensino Fundamental.





O projeto TIMSS é desenvolvido em seu atual formato pela Associação Internacional para Avaliação Educacional (IEA), que desde 1995 coleta dados educacionais acerca dos contextos curriculares, práticas de professores, clima escolar e apoio social e familiar relacionadas às áreas de aprendizado de matemática e ciências do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental público e privado.


A Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) reúne instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, compreender e aperfeiçoar a educação em todo o mundo. Mais de 60 países estão ativamente envolvidos na rede IEA e mais de 100 sistemas educacionais participam dos estudos desenvolvidos.

80 visualizações

Comments


bottom of page