A Escola Municipal José do Patrocínio, localizada no Bairro da Penha, completou 32 anos de fundação no último domingo, 5 de junho, na mesma data em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar as comemorações, a unidade escolar, que atende cerca de 1.200 alunos, promoveu um plantio de mudas em frente à Escola com a participação da Subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Rita Abreu, funcionários e estudantes.
"A ação integra as atividades propostas pelo projeto Reciclar na Rede, da Coordenação de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Planejamento, Secretaria de Serviços Públicos e Vital Engenharia", afirmou Rita. "Muitas vidas foram formadas aqui neste espaço ao longo desses 32 anos de história. E a Escola José do Patrocínio continua dando um show de acolhimento e excelentes serviços prestados à comunidade. O trabalho desenvolvido nessa unidade vai além dos muros da escola. Parabéns a todos os servidores, famílias e estudantes que por aqui passaram e deixaram suas marcas", completou a subsecretária.
O diretor Fábio do Nascimento falou sobre a história da unidade. "Nossa escola foi fundada pelo ex-prefeito e ex-governador Anthony Garotinho em 05 de Junho de 1990 (Dia Mundial do Meio Ambiente), e este ano está completando 32 anos de existência sendo uma referência na Educação do Município de Campos-RJ, sobretudo pela grande quantidade de Crianças e Jovens atendidos da Educação Infantil ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental. Agradecemos as pessoas que contribuíram para a construção dessa belíssima história, alunos, ex-alunos, professores e servidores, sobretudo a ex-diretora dona Irani Caldas que esteve por 25 anos à frente desta unidade escolar tornando-a uma referência em nosso município", disse.
Cerca de 15 mil alunos do Ensino Fundamental serão beneficiados na primeira etapa do Projeto Reciclar na Rede em 28 escolas. A ideia é premiar a escola que mais se empenhar. Pais de alunos e familiares também serão envolvidos na proposta. O objetivo é promover a coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, informou que todas as áreas do conhecimento serão trabalhadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. “Vamos promover oficinas, palestras, capacitações, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos poderão entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.
top of page
bottom of page
Comments