Escola promove reunião sobre infrequência e evasão escolar com pais de alunos



A Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, realizou, na noite dessa quarta-feira (18), uma reunião de pais com a participação da equipe do Auxílio Brasil/Ficai. Durante o encontro, foram passadas informações sobre a importância de os alunos frequentarem a escola regularmente, a parceria entre os pais e a escola, rotina de estudos, entre outras normas da unidade escolar. A Luiz Sobral tem 730 alunos e atende da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A diretora da escola, Paula Farah Arueira, disse que o encontro foi muito produtivo com a presença de cerca de 200 pais de alunos. “Foi a primeira reunião que fizemos nesse padrão e ficamos muito felizes com o resultado. A pandemia nos tirou muito da rotina e as crianças precisam ter horários, disciplina. Isso que passamos para os pais. É necessário criar uma rotina de estudos porque após ficar 2 anos sem horários estipulados as crianças estão tendo dificuldades de adaptação. Também falamos sobre os pais terem cuidado com as faltas porque existe uma cobrança do Ministério Público em relação ao aluno que falta à escola. E se a criança não frequenta a escola acaba perdendo o Auxílio Brasil”, explica Paula.

Durante o evento, também foram premiados os alunos que mais se destacaram na escola. Paula explica que o destaque não foi apenas direcionado a notas e sim a talentos e conquistas dos estudantes. Ela cita como exemplo um aluno que é exímio desenhista e outro que conseguiu aprender a ler no 4º ano. “A gente premiou os pais pelas conquistas dos filhos porque entendemos que “pais brilhantes geram filhos fascinantes”, foi uma surpresa para eles, que ficaram muito felizes e emocionados”, diz Paula.

A coordenadora do Auxílio Brasil, Sílvia Teixeira, participou da reunião. Ela destacou a importância de os alunos frequentarem regularmente as aulas e explicou o papel do Conselho Tutelar, enquanto órgão de proteção ao direito das crianças.

“As famílias participaram bastante. Falei sobre o funcionamento do Auxílio Brasil, as condicionalidades da Educação, que precisam ser cumpridas e o quanto é importante para os alunos irem às aulas e terem uma educação de qualidade. É muito importante que os pais se atentem para a importância da frequência escolar e o quanto estamos voltados para essa atenção às necessidades da família, a ter uma escuta qualificada dentro das demandas que eles apresentam e, muitas vezes, impedem a criança de estar na escola".

A consultora de beleza, Luciana Valentim, tem sobrinhos e primos matriculados na escola, e achou muito válida a reunião. “Foi muito interessante porque chamou a nossa atenção para a questão da frequência, porque muitas vezes a gente pensa que eles estão na sala de aula e não estão. Achei ótimo a questão do dever de casa pois, assim, teremos certeza que eles estudaram de verdade. Gosto muito dessa escola. Meu irmão estudou na Luiz Sobral e sempre tivemos muita atenção da direção e dos professores. Esse tipo de encontro é muito bom porque a pandemia mexeu com o psicológico de todos, logo, é bom saber que estamos caminhando junto com a escola”, finaliza Luciana.

3 visualizações