top of page

Escolas comemoram Dia da Matemática com atividades diferenciadas




Com atividades diferenciadas, o Dia da Matemática (lembrado dia 6) foi comemorado em várias unidades escolares do município nesta semana, como por exemplo, nos Cieps Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Eldorado e Custódio Siqueira, no Calabouço. A Coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ana Márcia Scot, conta que teve exposição de Atividades Lúdicas e Jogos Matemáticos no processo de Ensino e Aprendizagem do Ciep do Eldorado, com a participação de todos os alunos do Ensino Fundamental.


O objetivo do projeto foi expor atividades lúdicas, jogos e realizar atividades pedagógicas envolvendo os conceitos matemáticos por meios de jogos. “O evento foi muito bem recebido pelos alunos. Teve jogo de bingo onde eles utilizaram bolinhas com papelão para marcar e também para fazer a representação do dinheiro. A Matemática está em tudo”, diz Ana.


Já no Custódio Siqueira o dia foi marcado pela interdisciplinaridade, harmonia, fraternidade, troca de informações, celebração e convivência entre os alunos com os seus respectivos professores de Matemática. O professor de Matemática Murilo Souza, em parceria com as professoras Adriana Mota, Jéssica Quintanilha e Laura Guimarães propuseram um momento de apresentação de trabalhos sobre Malba Tahan, aplicabilidade da Matemática no cotidiano e cartazes confeccionados pelos professores mostrando como a Matemática é aplicada dentro de outras disciplinas.



“O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 6 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Os alunos amaram participar desse momento de celebração e compartilhamento de conhecimentos através de pesquisas, confecção de cartazes e homenagens aos professores. Essa tarde foi intitulada de "Matemágica", conta Murilo.


A vice-diretora da Custódio Siqueira, Danielle França, disse que o evento foi muito importante para a escola pois além de homenagear e valorizar o trabalho dos profissionais da matemática com um café comunitário, permitiu também a integração e a interação entre alunos e professores de diversas turmas do 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.


“Na ocasião, foi exposto um mural, fruto do trabalho de pesquisa dos alunos com exemplos de onde a matemática está presente. Neste sentido, os professores cumpriram objetivos que penso serem básicos no ensinar de qualquer coisa a alguém: demonstrar os porquês, a utilidade e a beleza daquele aprendizado. Cremos que, depois desta experiência, compreendendo melhor as aplicações da matemática para a vida, os alunos se sentirão mais motivados no aprendizado da Matemática", contou Danielle.


“Este evento foi muito importante para todos nós, pois foi um momento de troca de conhecimento e harmonia entre professores e alunos de diversas turmas da escola. Ações pedagógicas como essa servem para promover integração entre todos da escola", finalizou a professora de Matemática, Adriana Motta.


441 visualizações

Comments


bottom of page